Ponta de Pedras recebe o projeto Pará Aquático nesta quarta-feira

O próximo município a receber o projeto Pará Aquático é Ponta de Pedras. Nesta quarta-feira, 30, a cidade sediará mais uma etapa do projeto, que está inserida na programação de aniversário de 136 anos do município. O Pará Aquático é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com as prefeituras de cada município onde a iniciativa será desenvolvida e a Federação Paraense de Canoagem.

Ponta de Pedras é a segunda cidade do arquipélago do Marajó a receber o projeto - Portel foi a primeira - este ano, no início de abril. A meta do Pará Aquático é atender cerca de 200 alunos moradores da região. Durante o evento será ministrado um curso de capacitação de gestão pelos técnicos da Diretoria Técnica de Esporte e Laser (DTEL) da Seel para a equipe de moradores que ficará responsável pelo projeto em Ponta de Pedras.

O gerente de eventos da Seel, Marcelo Gonçalves, que coordena o projeto nos municípios, está otimista com os resultados que o projeto pode trazer. “Esse projeto funciona como uma escolinha. Os professores são capacitados, com prática e teoria, para o repasse das técnicas aos alunos. E ninguém vai pra a água sem receber capacitação”, afirma.

As cidades que recebem o projeto tem como característica em comum a tradição de utilizar os rios como via de transporte ou ainda por questão econômica ou social, o que facilita a prática da canoagem.

Nesta quarta-feira também será implantado um polo do Projeto Vida Ativa na Terceira Idade em Pontas de Pedras, o que levará mais qualidade de vida e saúde para os idosos do local. A interiorização do projeto, um dos mais populares mantidos pela Seel, é uma iniciativa da atual gestão da Seel, que já enviou uma equipe ao município para fazer a implementação das atividades que ele oferece.

Dedé Mesquita
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer