Piloto paraense participa das 500 Milhas de Kart em Santa Catarina

Nos próximos dias 13 e 14 deste mês, o piloto de kart Oswaldo Ferreira, participa da tradicional prova das 500 Milhas de Kart KGV, que chega neste ano a 18ª edição. Ele é o único representante do Pará inscrito no evento que será realizado na cidade de Penha (SC), no Kartódromo Internacional Beto Carrero. O kartista está preparado para a corrida que é uma das mais importantes da sua carreira.

A competição tem cerca de 12 horas de duração com karts carenados e motor de 13 HP. Os treinos para as 500 Milhas de Kart 2014 começam na quarta-feira, 10, e Oswaldo (na foto acima, de macacão vermelho) vai aproveitar a oportunidade de estar na pista.

“Os treinos serão muito importantes, pois como a minha é uma equipe de quatro pilotos, é o momento que vamos definir quem irá fazer a tomada de tempo e largar. Vou andar pela primeira vez na pista do Beto Carrero e preciso me adaptar o mais rápido possível ao traçado da pista que é um dos mais técnicos no Brasil. O kart é um pouco mais pesado do que eu estou acostumado, por causa da carenagem, mas isso será o de menos, pois o restante do equipamento é exatamente igual ao que usamos aqui no campeonato paraense”, contou Oswaldo, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Celebridades - Entre as feras das pistas já confirmadas na badalada corrida de kart por equipes, de dois a doze participantes, estão Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1 e agora campeão da Stock Car; Felipe Giaffone, tricampeão da Fórmula Truck; Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy; Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Felipe Fraga, Bia Figueiredo, entre outros.

Além da categoria principal, com os principais nomes do automobilismo nacional, o evento terá outras atrações, como o Kart dos Artistas. A competição das celebridades da teledramaturgia tem uma lista de peso, como Caio Castro, Rafael Cardoso, Marcos Pasquim, Marcos Breda, Fábio Villa Verde, Rodrigo Andrade, Ricky Tavares, Marcela Barrozo, Aimée Madureira e Regiane Cesnique, o árbitro do UFC Mario Yamasaki, o cantor Maurício Manieri e o jornalista Celso Zucatelli.

“A expectativa é me divertir. Ser o primeiro piloto a representar o estado do Pará no evento mais importante do kartismo nacional é motivo de muito orgulho para mim. Não posso deixar de agradecer ao Governo do Estado do Pará, por meio da Seel, à Cia Athletica, onde faço minha preparação física, que será muito importante na corrida que terá 12 horas de duração, e também ao meu amigo Daniel Corrêa, que me proporcionou esta oportunidade única na minha carreira. Vamos buscar o melhor resultado possível, pois estamos no meio de grandes nomes do automobilismo nacional e internacional”, finaliza Oswaldo.

Na sexta-feira, haverá Warm Up e provas das categorias Cadete, Shifter Sênior, Mini Max, Rotax Jr/Max/Masters e tomadas de tempo das 500 Milhas de Karr, no sábado, Prova das 500 Milhas de Kart (das 10h às 21h45) e Kart dos Artistas (às 22h10), e no domingo, das 10h às 14h20, provas do Kart dos Artistas, Shifter Kart e Arena Supermoto.

500 Milhas - De uma reunião informal entre amigos para festejar o final da temporada, em 1997, a brincadeira se transformou em uma competição séria, emocionante, com mais de 70 equipes em busca da vitória, reunindo os maiores nomes do automobilismo mundial advindos das mais diversas categorias como a Fórmula 1, Indy, GP2, F3, StockCar, Fórmula Truck, MotoGP e o Kart. São 12 horas de prova disputada entre equipes que competem em karts com motores Honda de quatro tempos preparados.

Nos últimos anos as principais emissoras de TV acompanharam as 500 Milhas de Kart levando ao seu público a transmissão integral ou parcial do que acontece dentro e fora da pista. O evento também marca presença na mídia impressa não apenas nacional, mas também em publicações internacionais de jornais e revistas de automobilismo, além dos principais sites voltados para as competições a motor.

Desde 2007 o Kartódromo Granja Viana disponibiliza o hot-site oficial das 500 Milhas com transmissão do evento em tempo real trazendo fotos, notícias, rápidos informativos e um mural de interatividade permitindo que os visitantes possam deixar recados aos seus pilotos favoritos.
 

Texto: Erika Torres