Paraenses garantem ouro e prata no Mundial de Karatê

O karatê vem cada vez mais se notabilizando como um esporte de grande tradição no Pará. A maior prova do talento amazônico foi materializada no Campeonato Mundial de Karatê, realizado em Orlando, no Estados Unidos, de 23 a 30 de setembro. Na delegação brasileira, três paraenses fizeram bonito e levantando a bandeira do Pará no pódio. Daniela Tanaka levou a medalha de ouro na categoria adulto feminino (até 55kg); Daniel Monteiro, atleta do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), também consagrou-se campeão na categoria juniors (até 55kg).

Outro paraense que completou a delegação é destaque nacional. O karateca Hugo Yamaguchi conquistou o vice-campeonato mundial em dois estilos: kata e kumitê (luta). Hugo, 26 anos, escreveu mais uma vez o seu nome na história da modalidade no Estado. Em 2011, o atleta foi o grande campeão mundial, na Itália, no estilo kumitê, título que lhe rendeu o prêmio de atleta do ano no troféu Rômulo Maiorana.

Hugo Yamaguchi é atleta do Bolsa Talento desde 2008. A partir daí, sua carreira deu um grande avanço. Segundo ele, o apoio Seel fez com que o possibilitasse de participar das principais competições no mundo, sempre brigando por títulos. “Minha relação com o governo é ótima. Estamos tendo um contato bem próximo. Agradeço muito a Seel em reconhecer as necessidades dos atletas que disputam grandes competições”, falou o orgulho paraense.

No mês de novembro, Hugo vai participar de uma competição ainda mais disputada que o Mundial. O World Games é um torneio de Karatê que reúne os principais nomes do esporte no planeta, com a exigência de que os participantes tenham obtido pelo menos lugar nas três primeiras colocações de duas edições consecutivas de campeonatos mundiais.

O atleta do Pará se prepara para mais uma vez conseguir um bom resultado em uma competição de nível internacional. “Fui convocado para o World Games. Estou treinando forte e conto com o apoio da Seel, para mais uma vez brigar pelo título”, destacou.

Hugo Yamaguchi será o único atleta brasileiro na disputa do World Games.

Ascom Seel