Paraenses conquistam medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Capoeira

Atletas da seleção paraense de capoeira visitaram a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), nesta quinta-feira (22), para agradecer o apoio e contar os resultados obtidos durante o XV Campeonato Brasileiro de Capoeira, realizado de 15 a 17 de novembro, em Salvador (BA). Eles chegaram a Belém na madrugada de ontem (21).

Na colocação geral do campeonato, o Pará ficou em segundo lugar; o estado de Goiás levou a medalha de ouro. Com um total de 40 medalhas, o Pará conseguiu ficar a frente de seleções consideradas fortes, como a de Sergipe e da Bahia.

Para o Presidente da Federação Paraense de Capoeira, Luís Nunes, conhecido como Mestre Laíca, a seleção do Pará se destacou pela alegria com a qual se comportou durante todo o evento. “A gente mostra o que é do Pará, cantamos Brega e Carimbó”, diz.

Os atletas paraenses voltaram felizes por seus desempenhos. Eles conquistaram 1º, 2º e 3º lugares em praticamente todas as modalidades que disputaram, como na categoria infanto juvenil feminino e masculino nos pesos pena, leve, médio, meio-pesado e pesado; categoria juvenil masculino, pesos leve, médio, meio-pesado e pesado; categoria cadete masculino e feminino, nos pesos leve, médio, meio-pesado e pesado; categoria máster masculino, peso leve, entre outras conquistas.

O Pará já é reconhecido como uma das grandes forças da capoeira no Brasil, por isso, explica Nunes, os treinamentos continuarão para que o alto nível técnico seja mantido em todas as regiões do Estado. A seleção paraense que participou do campeonato é composta por capoeiristas de Ananindeua, Castanhal, Marituba, Icoaraci e Outeiro.

Ascom Seel