Paraense vence aberto de canoagem oceânica

Hiel Gesã, 43 anos, venceu, pela quarta vez consecutiva, o IV Acoar Open de Canoagem Oceânica, realizado neste domingo (23), em Angra dos Reis (RJ). O paraense e o seu parceiro, o paulista Humberto Santana, fizeram a prova mais longa existente no Brasil, com 50 km de percurso. Neste ano, a dupla deixou a categoria máster, na qual tinha competido nos últimos anos, e entrou na categoria sênior, onde a qualidade e resistência dos atletas são maiores.

Gesã conta que a largada ocorreu pontualmente às 9h e um pelotão de atletas se destacou e abriu vantagem. Apesar da dificuldade em suportar o frio de 16ºC que fazia em Angra dos Reis, a dupla do paraense conseguiu entrar no pelotão principal e chegar à liderança após quase quatro horas de prova. ‘’Estávamos no pelotão da frente fazendo estratégias para tentar abrir da turma. Foi complicado, pois as duplas sênior são muito fortes. Como era uma prova de 50 km, estávamos conscientes de que alguém, a qualquer momento, ia quebrar, ou seja, diminuir o ritmo. Não deu outra: tomamos a dianteira e remamos rumo a vitória”, disse Gesã, que é paraense de Santarém e participa de competições de canoagem há mais de 25 anos.

O paraense e o paulista concluíram a prova em 4h44, conquistando o primeiro lugar no pódio. Hiel agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Ele faz parte do projeto Bolsa Talento. “Quero agradecer a Seel e ao Governo do Estado pela grande parceria que tenho. Nessa competição, conseguimos mostrar que estamos de igual pra igual com os atletas de alto nível”, concluiu o paraense.

Ascom Seel