Paraense será destaque brasileiro no mundial de Taekwondo

Começa na próxima sexta-feira, 23, em Aruba, no Caribe, a Copa do Mundo de Taekwondo, que terá entre os atletas participantes a paraense Josiane de Oliveira Lima, integrante da seleção brasileira. Ela embarca nesta terça-feira, 20, para representar o Pará e o Brasil no mundial. A belenense de 24 anos conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte (Seel), que disponibilizou as passagens, alimentação e hospedagem.

A Copa será disputada por equipes. Josiane pratica o esporte desde os 8 anos e espera conseguir um bom resultado para o Brasil. “Vamos para brigar por medalhas”, diz. A atleta, que é sargento do Exército Brasileiro, tem boas expectativas e revela que seu treinamento tem sido forte, mas agora está em fase de manutenção para garantir condições de igualdade com as demais atletas que disputam o mundial. Ainda no último domingo, 18, ela participou dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, como forma preparação para a competição em Aruba.

Apesar de nova, Josiane possui ótimos resultados em competições importantes. Ela já conquistou medalha de prata no Open Cidade Maravilhosa, realizado em março, no Rio de Janeiro, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Adulto, realizado em setembro, no Estado da Bahia, além de outras conquistas.

Com os bons resultados que vem apresentando, Josiane já é a 1ª no ranking nacional da modalidade até 57 quilos, e pulou da 75ª para a 59ª posição no ranking mundial, feito alcançado após uma medalha de bronze no mundial militar no Vietnã. Com a participação na Copa do Mundo, a atleta poderá melhorar sua colocação no quadro internacional. Após a competição, Josiane voltará a treinar no Rio de Janeiro visando seletiva para a formação da Seleção Brasileira de 2013, que acontecerá em janeiro, no Recife (PE).

Ascom Seel