Paraense garante ouro na Volta Internacional da Pampulha

O atleta paralímpico Elielson Jesus Silva, 36 anos, superou todos os adversários e faturou o primeiro lugar na Volta Internacional da Pampulha, realizada no dia 9 de dezembro, em Minas Gerais. Ele concluiu a prova em 1h33. Elielson esteve na sede da Seel, em Belém, para agradecer o apoio da Seel, que garantiu viagem, hospedagem e alimentação do atleta na capital mineira.

Elielson começou no atletismo em 2006 a partir do incentivo de alguns amigos. Na infância, ele não conseguia andar devido ao encurtamento da perna direita, fator que lhe obrigou a fazer fisioterapia por 11 anos. No começo, ele entrava nas competições sem grandes cobranças, porém, com o tempo, ele tomou gosto pelas vitórias e se tornou um dos principais atletas do Estado, fazendo parte do programa Bolsa Talento, da Seel.

O atletismo é, sem dúvidas, uma grande modalidade esportiva que consegue transcender barreiras sociais, mas mesmo em pleno século XXI o preconceito ainda acompanha a vida dos atletas, principalmente os deficientes. “Na Corrida de São Silvestre do ano passado nem tivemos pódio, e meu troféu só chegou esse ano” – afirma. Contudo, as dificuldades encontradas servem apenas para aumentar as alegrias nas horas da vitória. “Por tudo que já passei, eu sou um vitorioso. Quero agradecer a Seel, que sempre acreditou em mim e me deu forças”, desabafa.

Elielson ainda treina para disputar a Corrida de São Silvestre, que acontecerá no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo (SP). Para 2013, a ideia é manter o mesmo ritmo de treinamento deste ano, correndo forte para tentar disputar a Maratona de Lisboa (Portugal) e quem sabe, sonhar com uma vaga na seleção que representará o Brasil nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que contará com 22 modalidades esportivas, inclusive o atletismo.

Ascom Seel