Paraense disputa em Belém título mundial de boxe

 

Fã do boxeador paraense Isaac Rodrigues, o estudante Lismael Barreto, 15 anos (foto acima), conta as horas para acompanhar de perto a disputa do mundial da World Boxing Federation (WBF), que acontece nesta sexta-feira, 5, em Belém. Aluno do projeto Atleta Olímpico, uma iniciativa da Academia Ulysses Pereira destinada a jovens em situação de risco na Grande Belém, o adolescente sonha em ser um pugilista profissional e já acumula títulos em campeonatos brasileiros e estaduais, na categoria boxe cadete - dedicada a jovens de até 15 anos.

“Desde criança, eu tenho o boxe como minha inspiração. Por isso, participar de eventos esportivos desse porte e estar próximo de ídolos como o Isaac Rodrigues é muito importante para mim. Acompanhar de perto a disputa desse mundial será um grande incentivo para eu continuar os planos de ser um boxeador profissional”, afirma o Lismael, que começou a treinar no projeto ainda criança, com apenas oito anos.

Para o treinador Ulysses Pereira, um dos criadores do projeto Atleta Olímpico, a realização de um mundial de boxe na cidade aumenta o interesse da população pelo assunto, e serve de incentivo aos atletas locais. “Desde quando eu e o meu irmão criamos esse projeto, o nosso principal objetivo sempre foi promover a cidadania e a inclusão social por meio do esporte. Por isso, sempre deixamos claro aos nossos alunos que mais importante do que formar campeões no esporte, é formar campeões na vida”, destaca Ulysses.

Com o apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o mundial de boxe da WBF promete movimentar o cenário esportivo em Belém. O evento, programado para as 19 horas do dia 5 de dezembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, terá como principal atração a luta do paraense Isaac Rodrigues contra o mexicano José Pinzon, na disputa pelo título mundial na categoria médio, até 72,58 quilos. Antes da luta principal, haverá mais sete lutas preliminares, e a presença do campeão Acelino “Popó” Freitas.

A Seel apoia o evento internacional de boxe com o intuito de popularizar o esporte. “Buscamos sempre apoiar os atletas paraenses, no maior número de modalidades possível. Ver que um boxeador aqui do Pará está prestes a se tornar um campeão mundial nos dá muito orgulho e a certeza de estarmos no caminho certo de valorização do esporte amador em nosso Estado”, enfatiza Renilce Nicodemos Lobo, titular da Seel.

Descoberto pelo treinador Ulysses Pereira, o bicampeão latino-americano da categoria World Boxing Federation, Isaac Rodrigues, natural de Mocajuba, município da Região do Tocantins, é atualmente uma das maiores referências do boxe no país. Além da luta principal, o evento terá sete preliminares, envolvendo pugilistas como Jefferson Silva, Wendel Guedes e Adauto Santos, e os campeões brasileiros Ricardinho e Tadeu Pantoja.

Serviço:

Disputa do título mundial de boxe internacional, categoria médio, da World Boxing Federation (WBF), entre Isaac Rodrigues (Brasil) e José Pinzon (México), sexta-feira (5), a partir de 19h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos a R$ 30,00 e R$ 60,00. Informações: (91) 3239-7766.

 

Texto: Adison Ferrera - Secretaria de Estado de Comunicação

Fotos: Cláudio Santos - Secretaria de Estado de Comunicação