Paraense acumula títulos no muay thai

O lutador paraense de muay thai Jós Rodrigues Mendonça, de 28 anos, esteve na sede da Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel), após seu retorno da Tailândia. Atualmente, ele treina em Bangkok, na academia Ingrampromotion, e vem se destacando na modalidade, tornando-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título de campeão do Rajadamoen Stadium, em Bangkok (Tailândia).

Com 72 lutas, 52 vitórias, 17 derrotas e quatro empates, Jós conquistou títulos muito importantes em sua modalidade: foi campeão WRMF 147 lbs (66.6 kg) em 21 de janeiro de 2011; campeão WPMF 154 lbs (69.6 kg) em 4 de dezembro de 2011; campeão do Rajadamoen Stadium 147 lbs em 4 de julho de 2013; e campeão WPMF 160 lbs (72 kg) em 28 de julho de 2014.

O Rajadamoen Stadium é o mais antigo e tradicional estádio de muay thai do mundo. A WPMF (World Professional Muay Thai Federation) é uma das principais entidades esportivas reconhecida pelo governo tailandês. Junto ao Lumpinee Stadium, ambos são considerados os principais títulos do muay thai no mundo inteiro. Ganhar o cinturão em um desses estádios é o sonho de todo lutador, pois é um dos títulos mais difíceis de serem conquistados.

E com toda essa experiência já acumulada nos ringues, Jós busca um incentivo junto ao Governo do Estado, pois reconhece que isso é muito importante para continuar a praticar o muay thay e mostrar para o mundo todo que o Pará tem um grande potencial na pratica deste esporte conhecido como "a arte das oito armas".

O muay thai caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, pernas e pés, e é associada a uma boa preparação física, o que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.  

Texto: Laís Freire - Ascom/Seel