Pará terá um representante no Mundial de Muay Thai

O Pará terá um representante de peso no Campeonato Mundial de Muay Thai, que acontecerá no mês de setembro, na Rússia. Eric Guimarães faz parte da seleção brasileira A, que detém a prioridade em competições internacionais com a participação do Brasil, e será o representante paraense em solo europeu. O lutador venceu as três competições que definiram a classificação dos atletas para a Seleção A, garantindo o nome do Pará na equipe nacional e também nas principais disputas mundiais.

Com participação em dois campeonatos mundiais, o atleta é atendido pelo programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), desde 2009. No currículo,  vários títulos, como o bicampeonato brasileiro e Muay Thai e mais de dez títulos paraenses.

O MMA (do inglês, Mixed Martial Arts) também está no currículo do lutador desde 2001, período em que acumulou diversos campeonatos da modalidade e de outros esportes ligados às artes marciais, como o Campeonato Norte-Nordeste de Boxe Chinês e o Campeonato Paraense de Boxe para Novatos.

Eric Guimarães também é o atual presidente da Federação Paraense de Muay Thai Tradicional. Aos 29 anos, ele diz que pretende formar uma seleção A do Pará, para que o Estado tenha seus representantes nas diversas competições nacionais. Outro projeto em desenvolvimento é a parceria com a academia do lutador de MMA, Anderson Silva, a Killer Bees. “Recentemente fechamos parceria com eles com o objetivo de promover um intercâmbio. Vamos mandar atletas paraenses para treinar lá”, antecipou.

 

Ascom Seel