Pará ganha Centro de Treinamento para crianças e adolescentes no entorno do Mangueirão

No mês de julho deste ano, Belém vai ganhar um importante Centro de Treinamento de futebol voltado para a inclusão social, por meio do esporte, de crianças e adolescentes.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), instituição que dirige as associações de futsal, futebol de areia e futebol associado, o esporte coletivo mais popular do mundo, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Antônio Carlos Nunes da Silva, o Coronel Nunes, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e dentro do projeto “Legados Sociais para Copa FIFA/Brasil 2014”, está construindo um Centro de Treinamento no entorno do Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão.

O projeto, voltado para crianças e adolescentes, prevê a construção de quatro campos oficiais de futebol, sendo três de grama sintética, também chamada de relva artificial, e um com grama natural, numa área de 49 mil metros quadrados, que foi doada ao projeto pelo Governo do Estado.

Em 2007, a FIFA, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e a Confederação Sul-Americana de Futebol  (CONMEBOL) assinaram um memorando de entendimento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com vistas à criação de oportunidades de desenvolvimento por meio do futebol para crianças e adolescentes em situação de pobreza na América Latina e no Caribe. Desde 2009, a FIFA e o BID investem conjuntamente em programas regionais para o desenvolvimento de habilidades entre jovens, a prevenção da violência e o aumento das oportunidades de ensino e emprego.

As obras do Centro de Treinamento já em estão bem adiantadas e em fase de conclusão, e são todas de responsabilidade da FIFA, com apoio da FPF e Seel. Os recursos oriundos do Departamento de Desenvolvimento do Esporte na América Latina que gerencia os projetos para a FIFA e seus parceiros. O custo das obras é de US$ 2 milhões, bancados pela FIFA.

Para o Coronel Nunes, o Centro de Treinamento é um projeto de inclusão social da maior importância. “Por meio do trabalho que desenvolvemos na FPF, o estado do Pará foi contemplado com esse projeto pela FIFA. Mas nada disso seria possível não fosse a pareceria da Federação com o Governo do Estado e a Seel. Sei do grande alcance social desse projeto que visa, essencialmente, tirar crianças e adolescentes de situações de risco”, afirmou Nunes.  

No início de maio deste anos, o Coronel Nunes esteve na sede da Seel para uma reunião com a titular da secretaria Renilce Nicodemos, onde eles trataram dos últimos detalhes sobre o andamento das obras e sua finalização. A previsão de inauguração do Centro de Treinamento é no dia 8 de julho próximo.

Além do Pará, o projeto “Legados Sociais para Copa FIFA/Brasil 2014” tem ações também em Salvador (BA).

Dedé Mesquita
Assessoria de imprensa da Seel
 
Foto: Mácio Ferreira
Agência Pará de Notícias
Data: 14/05/2014