O Governador Simão Jatene é homenageado como personalidade esportiva do ano

Foto: O Governador Simão Jatene recebeu de Camilo Centeno e Jader Filho a homenagem de personalidade esportiva do ano. (Eliseu Dias)

Na noite da última segunda-feira, o governador Simão Jatene foi eleito a personalidade do ano do esporte paraense pelo Troféu Camisa 13. Outros 20 nomes que também se destacaram em 2012, entre atletas (amadores e profissionais) e personalidades que apoiaram o esporte, foram premiados. O Troféu Camisa 13 foi idealizado há 20 anos pelo grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), como forma de homenagear e reconhecer o talento e o esforço dos esportistas e das pessoas que incentivam essa prática.

Simão Jatene estava entre os premiados em razão de diversas ações realizadas no âmbito esportivo, que em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) promoveu o “Clássico das Américas”, jogo entre Brasil e Argentina realizado no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão. Foi destaque também o Campeonato Sul-americano de Desportos Aquáticos, evento que reuniu em Belém mais de 600 atletas de diversas nacionalidades. Para a realização do evento em solo paraense, o Parque Aquático do Pará passou por uma reforma que o colocou como o segundo melhor parque aquático do mundo. É também promoção do Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Grande Prêmio Internacional Caixa Governo do Pará de Atletismo, que já é realizado em Belém há 10 anos.

O governador agradeceu a homenagem, mas atribuiu o prêmio a toda a população do Estado. Jatene destacou que o incentivo ao esporte promovido em sua gestão faz parte da estratégia de desenvolvimento proposta por seu governo. “Não conheço há desenvolvimento que não inclua a promoção da autoestima de um povo, e o esporte é uma das principais ferramentas para isso”, enfatizou Jatene.

Bernardo Tommaso – Ascom/SEEL