No segundo dia de competições idosos correm na pista de atletismo do Mangueirão

Na manhã desta quinta-feira (05) cerca de 200 idosos competiram as provas de 100 metros rasos, revezamento 4 X 25 metros e caminhada (marcha atlética) de 200 metros na pista de atletismo do Estádio Olímpico do Pará, mangueirão, no segundo dia dos Jogos de Interação do Programa Vida Ativa na terceira idade.

O atleta Ederaldo Santos, 65 anos, foi medalha de ouro na caminhada masculina. Ele é professor aposentado de educação física e participa do Programa há 5 anos. A prática de atividade o ajudou a superar uma trombose hereditária. Mesmo após o implante de um marca-passo o atleta não desanimou.

“Com a atividade física, pude fazer amigos e ter companhia, além de me manter ativo”, disse. Santos competiu pelo núcleo Grêmio Recreativo e Literário Português. Ele também é professor colaborador do Vida Ativa nos núcleos do Conjunto Maguary e Satélite ministrando aulas de alongamento e ginástica aeróbica.

Já o carioca Jorge Costa, 60 anos, competiu nos 100 metros rasos e nos 200 metros da caminhada (marcha atlética). O professor de educação física aposentado mora em Belém desde o mês de maio e conheceu o programa Vida Ativa através da imprensa. Ele compete os Jogos representando o núcleo Grêmio Literário, onde pratica hidroginástica.

Ele elogia o Governo do Pará pela valorização ao esporte e diz ser o lugar que mais ama depois de sua terra natal, o Rio de Janeiro. O aposentado tem uma alimentação rica em frutas e fica orgulhoso em influenciar o filho de 11 anos no desejo de ingressar na vida esportiva. “Fico feliz em ver essas programações que incentivam o esporte. Repasso os ensinamentos para o meu filho”, comenta o professor.

No meio das comemorações, a atleta Marcia Franco, 77 anos, recebia a medalha de ouro pela prova de caminhada. “Está sendo um espetáculo. Estou amando as provas. A gente desenvolve nosso corpo com as atividades”, comentou.

Nesta sexta-feira (06), os jogos serão finalizados com as provas de natação que acontecem na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp). A programação começa às 8h30. Após as competições, haverá um baile de encerramento e a escolha do rei e rainha dos Jogos.

Liandro Brito - Ascom/Seel