Municípios se mobilizam para a sétima edição dos Jogos Abertos do Pará

O município de Rondon do Pará vai receber, de 15 a 19 de agosto, mais uma etapa regional da sétima edição dos Jogos Abertos do Pará. Atletas de 17 municípios da região sudeste do Estado vão participar de 13 modalidades esportivas. Os times vencedores de cada modalidade vão disputar a fase estadual dos Jogos, que está previsto para acontecer em Belém, no mês de novembro, quando pelo menos 800 participantes serão recebidos na cidade.

O evento é uma realização do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e visa incentivar e valorizar o esporte em todo território paraense, proporcionando, inclusive, a identificação de talentos esportivos.

Nesta edição dos jogos, cada município poderá participar com até seis modalidades coletivas e três individuais. Em setembro, Portel, Redenção, Itaituba, Castanhal, Bragança e Oriximiná vão receber as demais cidades para as outras fases regionais. “Esse evento é muito esperado pela população, todos se envolvem, se mobilizam e fazem uma grande festa”, ressalta a diretora técnica da Seel, Cláudia Moura.

Ela explica que, nesta edição, houve um acréscimo de modalidades a serem disputadas. Nos anos anteriores, eram apenas seis e, neste ano, serão as seguintes: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, futebol de areia, ciclismo de rua, vôlei de areia, xadrez, canoagem tradicional, luta marajoara e queimada.

Segundo o titular da Seel, Marcos Eiró, os Jogos Abertos se destacam pela integração e pelo desenvolvimento do esporte no Estado. “Nosso foco é integrar os atletas dos 144 municípios paraenses; acabamos com a importação de atletas de outros Estados. E mais, queremos engrandecer a fabricação de ídolos paraenses, a fim de projetá-los ao Brasil e ao mundo”, ressalta.

Eiró destaca o esporte como instrumento de lazer, saúde, entretenimento e inclusão. “Com o esporte, vamos ajudar a cumprir a meta do Governo do Estado, que é acabar com a desigualdade social e a pobreza. Nós estamos atendendo os anseios da população paraense. Os Jogos Abertos do Pará são mais uma prova da integração do povo paraense”, concluiu.

Jogos

Os Jogos Abertos do Pará vão acontecer de 15 a 19 de agosto, em Rondon do Pará. A abertura acontecerá nesta quarta-feira (15), às 19h, no Ginásio de Esportes do município.

Ascom Seel