Mosqueiro recebe a 13ª edição do Campeonato Paraense de Surf

Surfistas da capital e de outras regiões paraenses participam da 13ª edição do Campeonato Paraense de Surf, realizado pela primeira vez na Praia do Farol, em Mosqueiro, de 14 a 17 de dezembro. O evento serve como seletiva para o campeonato nacional da Pororoca que será realizado em março, no Amapá. Este também será o primeiro da história do surf amazônico que terá baterias sendo realizadas durante o dia e também à noite.

Ao todo, são esperados cerca de 100 competidores de Belém, Salinópolis, Castanhal, Ajuruteua, Algodoal e Mosqueiro, inscritos nas categorias Júnior, de 14 a 19 anos, Master, com competidores acima de 35 anos, e Open, sem limite de idade. O ganhador da categoria Open vai receber R$ 500, uma prancha e trófeu, além de representar o Estado do Pará no Campeonato Nacional da Pororoca.

As inscrições para o campeonato acontecem neste sábado, 14, no palanque da Praia do Farol, a partir das 15 horas. Para se inscrever o competidor deverá fazer um cadastro, receber uma sacola de lixo e coletar o material reciclável que estiver na praia como forma de contribuição para a limpeza do cartão postal paraense.

A programação conta, ainda, com apresentação especial de DJ´s durante os dias de competição e aulas de surf gratuitas para o público presente. Segundo o presidente da Federação Paraense de Surf (Fepadurf) e da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Noelio Sobrinho, o campeonato este ano deve ter uma dimensão muito além do esperado. “Isso só foi possível porque a Seel e outros órgãos abraçaram a causa e firmaram uma parceria que deu certo. Isso estimula os surfistas a participarem da competição”, destacou.

O campeonato recebeu apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel). É realizado pela Fepadurf e pela Abrasp, com supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Liandro brito - Ascom/Seel