Mangueirão terá segurança reforçada durante o jogo entre Paysandu e São Francisco

Cerca de 460 homens da Polícia Militar e 70 do Corpo de Bombeiros trabalharão durante o jogo entre Paysandu e São Francisco, que será realizado no próximo domingo, 2, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O plano de segurança montado para este dia foi definido nesta sexta-feira, 31, durante a reunião realizada entre alguns integrantes da Polícia Militar e da diretoria de segurança do Paysandu Sport Clube.

Na ocasião, ficou decidido que será utilizado um esquema de segurança reforçado, já que no dia da partida entre Paysandu e São Francisco, o Mangueirão sediará a comemoração dos 100 anos do Paysandu Sport Clube. Segundo o major Denner Favacho, o esquema da segurança do RexPa deu muito certo e, por isso, vão usar as mesmas táticas. “Vamos usar o mesmo planejamento de segurança do jogo anterior (Re x Pa), quando todos os órgãos de defesa social atuaram em parceria, trabalhando em sincronismo e em que tivemos êxito total”, diz o major.

Além disso, os ingressos serão vendidos somente no Centro Esportivo da Juventude (Ceju), localizado atrás do Estádio Olímpico. O público terá acesso pelos portões A1, A2, B1 e B2. Já os ambulantes que irão trabalhar durante o jogo devem entrar no Estádio pelo portão B3, de 11h às 12h30. Pelo portão B3 terão acesso também os sócios torcedores do Paysandu e os idosos. O estacionamento do portão B1 está destinado aos portadores de deficiência física.

Para a comemoração do centenário do clube foi desenvolvida uma série de programações festivas. No Mangueirão, a festividade começa antes do jogo, com a chegada da carreata comandada pelos torcedores, conduzindo os troféus já conquistados pelo clube. Na ocasião, será realizado, ainda, o lançamento dos uniformes oficias para a temporada 2014 do Paysandu Sport Clube, e a execução dos Hinos Nacional e do Estado, cantados pelo artista paraense Marco André e convidados, até a exibição do filme do centenário e fogos de artifício no encerramento. No intervalo do jogo, a Banda Marcial do Corpo de Bombeiros irá tocar a marcha do Paysandu e acontecerá um desfile Olímpico das Delegações com as taças conquistadas pelo clube.

Por se tratar de um evento grandioso, todos os órgãos de segurança pública do Estado estarão mobilizados para garantir a tranquilidade e bem estar dos torcedores. Além do policiamento militar, atuarão a Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Unidades dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado – TJE.

Luana Valente - Ascom/Seel