Mangueirão será centro de treinamento da Copa do Mundo

Belém foi anunciada como uma das capitais brasileiras que será Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014 (CTS), no Brasil. O anúncio foi feito na manhã de hoje (1º), pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, em coletiva realizada no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, servirá como base para as equipes durante a Copa do Mundo.

O Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções apresentado hoje tem 54 candidatos com contratos assinados.

Os centros são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, que, em Belém, será o Hilton Hotel. O catálogo é apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia, até janeiro de 2014.

Mais duas versões do catálogo, que será online, deverão ser divulgadas, no primeiro e no segundo semestre de 2013. Até o momento, o COL recebeu 279 inscrições e inspecionou 244.

Segundo Secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, essa conquista é resultado do empenho da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da integração do Governo, que vem trabalhando há mais de um ano a fim de trazer para o Pará o CTS. “Apesar de reunir todas as condições para ser sede da Copa, lastimavelmente, o Pará ficou de fora, mas temos nos empenhado em fomentar o esporte no estado e hoje tivemos o resultado do árduo trabalho que fizemos junto ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo”, ressalta.

O desafio agora é eleger o Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, como mais um centro de treinamento de seleções no Pará. “Nos próximos dias vamos reunir esforços para colocar o estádio de Santarém nessa lista. Mais de 30 milhões serão liberados para reformas no local”, diz Eiró.

O trabalho não para por aí. A Seel informou que em outubro deste ano, Belém sediará um evento internacional que vai apresentar a capital para as Seleções; oito delegações já estão confirmadas. “A ideia é mostrar o potencial do nosso povo, das belezas naturais e arquitetônicas, a fim de trazer uma seleção de peso para cá e levantar a autoestima dos paraenses”, finalizou Eiró.

Ascom SEEL