Mangueirão recebe jogo da Série B do Campeonato Brasileiro

Mais de 10 mil torcedores do Paysandu estiveram nesta terça-feira, 4, no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, no primeiro jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da série B. O Papão ganhou de 2 a 0 do Paraná Clube e agora soma cinco pontos e se aproxima das primeiras posições na tabela, enquanto o Paraná segue logo atrás, com quatro.

Um total de 200 Policiais Militares fizeram o policiamento dentro e no entorno do Mangueirão. Nenhuma ocorrência foi registrada. Homens da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) também apoiaram na segurança dos torcedores. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) esteve com mais de 20 agentes organizando e fiscalizando os vendedores ambulantes.

Edgar Cardoso, de 45 anos, era um deles. No meio de gritos da torcida do Paysandu e da batucada da bateria, o vendedor de bombons andava pelo setor Cadeira B com sua bancada recheada de doces. Ele trabalha há mais de 15 anos no Mangueirão como vendedor ambulante. "Antes do jogo começar fico na entrada da rampa e durante o jogo fico na cadeira", revela sua estratégia para abordar um número maior de clientes.

Em um grande clássico com o estádio lotado, Edgar afirma que fatura até R$ 350 reais. "Em um jogo pouco movimentado, como esse, consigo lucrar cerca de 100 reais", afirma. Ele consegue sustentar a sua família com este trabalho e chega a pagar cursos profissionalizantes para seus filhos. Segundo a Associação dos Ambulantes, mais de 500 vendedores trabalham dentro e no entorno do Mangueirão durante os jogos. Deste total, cerca de 50 comercializam bombons.

Os jogadores do Paysandu não comeram os doces do Edgar, mas puderam sentir o doce da primeira vitória em casa, já que nos últimos três jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Papão contabilizou dois empates e uma derrota.

Liandro Brito - Ascom/Seel