Máquina a laser faz nivelamento do novo gramado do Mangueirão

 

 

 A segunda fase das obras de troca do gramado do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) continua em ritmo acelerado. O terreno está sendo nivelado por uma máquina, com a utilização de laser, que foi trazida de Minas Gerais, sede da empresa responsável pela reforma, a Green Gramados Esportivos.

Um trator percorre todo o espaço onde o novo gramado será plantado. Num primeiro momento, o nivelamento ocorreu sem o uso do laser. Posteriormente, a plaina - peça metálica acoplada ao trator - nivelará automaticamente cada ponto do solo.

O equipamento que dispara o laser fica em suporte colocado onde será demarcado o círculo central do gramado. Ele indica o que a plaina deve fazer, onde deve acrescentar ou retirar areia, para que o piso fique plano. O sistema não alcança as laterais do campo, que são niveladas apenas com auxílio do trator e dos operários que trabalham na obra.

As obras de reforma do Mangueirão se iniciaram no dia 9 de junho deste ano, e a previsão de que tudo fique pronto e o estádio volte a sediar os jogos dos times locais é outubro de 2014.

Texto e fotos: Fábio Natel