Judocas paraenses mantêm média e são campeões do Brasileiro da Região I

 

Cerca de 550 judocas de todo o Brasil, passaram pelos tatames no ginásio do Iate Clube de Teresina, na capital piauiense, nos dias 10 a 12 de abril.

Depois de dominar o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Judô da Região I, conquistando quase 30% das medalhas em disputa, os judocas paraenses mantiveram a média nas disputas das classes Sub 15 e Sênior, e trouxeram para Estado o título do Brasileiro da Região, conquistando 17 medalhas ao todo.

A Secretária de Esporte e Lazer (Seel) deu apoio a 24 atletas e dois técnicos do Centro de Artes Marciais Agostino Maciel, dentre eles a judoca Louise Maxiene Santos, de 16 anos, que faturou duas medalhas de ouro, uma pela categoria sub-18, e a outra no Sênior. Louise faz parte do programa Bolsa Talento da Seel.

“Participar do programa Bolsa Talento é ter uma ajuda essencial, porque na maioria das vezes, não temos condições para pagar as passagens, estadias e alimentação. E essa ajuda contribui bastante para que eu possa viajar, dando a oportunidade de trazer mais conquistas para o Pará. Esse é meu último ano na categoria Sub-18 e fechei com chave de ouro”, disse Maxiene (foto abaixo).

O próximo desafio para a judoca será a disputa no Brasileirão Nacional de Judô, no final de maio, em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

O programa Bolsa Talento foi implantado no Pará em 2000, criado pelo Governo Estadual. Sua principal proposta é estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico do atleta, trabalhando com as modalidades semi-olímpicas, olímpicas, amadoras e paraolímpicas.

Serviço:
O Centro de Artes marciais Agostinho Maciel fica localizado na travessa Timbó, 535-B, entre as ruas Antonio Everdosa e Nova, no Bairro da Pedreira. Telefones: 3264-0904 e 98032-4757.

 

Texto e foto: Nilde Gomes - Ascom/ Seel