Judocas cegos são medalha de bronze no Grand Prix Infraero de Judô

Quatro judocas paraenses ganharam medalha de bronze no Grand Prix Infraero de Judô para Cegos, realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em novembro. Mequias Nascimento, de 27 anos, Nazaré Pinheiro, de 40, e Tiago Gatinho, de 21, todos de Belém, e Ubiratan Souza, de 44 anos, do município de Benevides, viajaram para a competição representando o Pará com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“É muito bom esse apoio que recebemos da Seel. Não teríamos outra alternativa. Este é o único apoio que temos”, disse o atleta Gatinho, na manhã desta terça-feira, 10, em visita à secretaria. Ele começou a treinar judô em 2011, incentivado por um amigo. “Achei o esporte que era pra mim”, comentou. “Sem a Seel não teríamos todo este preparo para competir”, confirmou o treinador Reinaldo Costa, que, acompanhado de outros dois treinadores, também viajou para Natal com os atletas.

O Grand Prix Infraero de Judô para Cegos foi a fase final do campeonato brasileiro. Animados pelo bom rendimento na competição, os quatro atletas paraenses aguardam, agora, a divulgação, em fevereiro de 2014, de uma lista com os nomes dos atletas que vão participar da seleção brasileira de judô. Se forem incluídos, poderão treinar e participar de competições internacionais. “Os quatro podem ser chamados. Ou apenas um. A comissão técnica vai avaliar”, comentou Reinaldo.

“Eles vieram até a Seel para agradecer o apoio que garantimos. Mas nós é que devemos agradecer a iniciativa dos técnicos em apoiar e incentivar esses atletas. Em 2014 nós continuaremos com a parceria”, disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Vitor Miranda.

Liandro Brito - Ascom/Seel