Jogos Abertos do Pará no nordeste do Estado reúnem cerca de 700 atletas

A etapa Nordeste dos Jogos Abertos do Pará, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), para incentivar a prática do esporte amador nos municípios do interior do Estado e promover a integração entre eles, foi aberta na noite desta quarta-feira, 23, em Bragança e Paragominas, região nordeste do Pará.

O evento, que chega a sua oitava edição, tem como sedes nesta etapa as cidades de Paragominas e Bragança, que recebem simultaneamente as disputas desde o dia 23, com encerramento previsto para o dia 27, domingo. A Seel é responsável pela organização do evento, em parceria com as respectivas prefeituras.

Aproximadamente 700 pessoas, entre atletas e dirigentes, participam desta etapa, que é a primeira dos Jogos. A etapa em Paragominas atende os municípios da região sudeste do Estado, já a etapa de Bragança contempla a regional nordeste-Caetés. As duas sedes passaram por um processo de seleção que incluiu visitas técnicas com o objetivo de avaliar as condições oferecidas para receber o evento.

As disputas são de basquete, voleibol, futsal e handebol, nas categorias masculina e feminina. Ontem, pela manhã, houve um congresso técnico, no qual o regulamento é recordado aos representantes do evento.

Aberturas - A abertura dos Jogos Abertos em Bragança foi realizada no Complexo Esportivo Dom Eliseu Maria Coroli, o Corolão, e contou com a presença a titular da Seel, Renilce Nicodemos. Houve apresentação infantil e da terceira idade, além do desfile das delegações de atletas que irão competir. Seis municípios participam da etapa desta regional e contam com a presença de cerca de 250 esportistas.

O secretário de Cultura, Desportos e Turismo de Bragança, Fagner Yanomani, ressalta a importância da parceria com a Seel no desenvolvimento do esporte no Estado. “Bragança, nos seus 400 anos de história, carrega uma bagagem esportiva gigantesca e receber os Jogos Abertos, com o apoio do governo, é de fundamental importância para o fomento do esporte amador no município, como também na região bragantina”, afirmou o secretário.

O jogador de futsal da seleção de Bragança, Antonio da Silva, reforça o sentimento de integração que os jogos proporcionam não só aos municípios, como também à população. “Os Jogos Abertos são uma competição muito importante para todos nós. É uma uma forma de nos reunirmos e interagirmos mais efetivamente”, disse o atleta.

Em Paragominas, a abertura da competição foi no Ginásio Poliesportivo Municipal Samuel Cardoso Câmara, com apresentações culturais e das delegações que participarão dos jogos da região. Também são seis os municípios representados nesta etapa.

A secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Paragominas, Maria Aparecida Luciano,ressaltou a necessidade de eventos como esses para a região e para o Estado. “Por meio dos Jogos Abertos em Paragominas teremos a chance de mostrar o desenvolvimento gerado nos últimos anos pelos investimentos no esporte amador feitos no município”, lembrou a secretária.

A atleta Ivanilde do Nascimento, de Paragominas, participa dos jogos pela terceira vez e em todas as edições faz questão de representar a seleção de futsal. “O esporte influencia muitas coisas na vida, na relação social e saúde, porque o esporte te motiva, te traz pra vida. O esporte também é uma forma dos jovens não seguirem por caminhos ruins. Os Jogos Abertos incentivam esse público a querer melhorar de vida e se inserir na sociedade por meio do esporte”, comemora a atleta.

A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, ressaltou que os jogos vão muito além do esporte. “Os Jogos Abertos do Pará são um evento estratégico, no sentido de agregar valores sociais e dar a chance da prática esportiva aos jovens, promovendo, assim, uma vida saudável e alcançando o objetivo da secretaria, que é de apoiar o esporte amador”, afirmou.

A etapa de competições na região nordeste do Estado segue até este domingo, dia 27. Os Jogos Abertos do Pará prosseguem, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, e terão como sede a cidade de Santarém, na região oeste do Pará, com a participação de atletas daquela região do estado.

Texto e fotos: Ascom/SEEL