Jogos Abertos do Pará 2015 têm datas definidas e novas modalidades

 

Em março começaram os preparativos para a nona edição dos Jogos Abertos do Pará, que tem o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo território paraense. Os Jogos Abertos do Pará (Joapa), antes conhecidos como (JAP), são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), começaram a ser disputados em 2005.

Com base nos relatórios das visitas técnicas realizadas pela secretaria, foram confirmadas as sedes de Barcarena, Santarém, Marabá, Marituba, Tomé Açu e Itaituba. As finais serão realizadas entre 23 a 27 de setembro, em Belém.

As etapas regionais compreendem o Sudeste/Araguaia, Baixo Tocantins, Sudeste, Sudoeste, Marajó, Oeste/Amazonas, Nordeste I e Nordeste II. No início de abril ao final de maio, foram realizadas visitas técnicas para definir as sedes das fases regionais pelos servidores da Seel.

As datas das fases Regionais também já foram definidas. De 10 a 14 de junho, em Barcarena (Baixo Tocantins); de 24 a 28 de junho, em Santarém (Oeste/Amazonas); de 22 a 26 de julho, em Marabá (Sudeste); de 19 a 23 de agosto em Marituba (Nordeste I); de 2 a 6 de setembro, em Tomé Açu (Nordeste II); e de 9 a 13 de setembro, em Itaituba (Sudoeste).

Este ano, todos os municípios paraenses foram convidados a participar e receberam o regulamento do evento. A organização do evento estima que haverá a participação de cerca de cinco mil atletas em todo o estado do Pará.

A oitava edição do evento, no ano passado, teve a participação de 58 municípios, em sete fases regionais, reunindo cerca de 2.800 atletas nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei, entre os meses de abril e outubro. A competição foi vencida pelos atletas de município de Abaetetuba.

Neste ano, na nona edição houve a mudança no número de modalidades esportivas, que passou de quatro para seis, com a inclusão do tênis de mesa e do futebol de areia, e também houve a inclusão de mais uma etapa regional, somando oito.

 

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ Seel