Jatene defende candidatura de Belém na abertura dos trabalhos do Roadshow Soccerex

   

O maior evento de negócios direcionados ao futebol acontece em Belém nesta sexta-feira, 5. Primeira cidade a ser escolhida para receber o Roadshow Soccerex, a capital paraense recebe representantes de federações e ligas esportivas de todo o mundo e sai à frente de outras 54 candidatas aprovadas pela FIFA a sediar os Centros de Treinamento de Seleções durante a Copa de 2014. A abertura da programação - que acontece no Hangar e inclui palestras, debates e network - contou com a participação do governador Simão Jatene, do vice-governador Helenilson Pontes, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, além de representantes de oito delegações internacionais. Veja as fotos, clique aqui!

O objetivo do Roadshow é mostrar, nas reuniões, todos os atrativos e benefícios que as cidades candidatas oferecem às federações e ligas para abrigar os CTS. “Estamos sendo muito bem recebidos desde que chegamos aqui em Belém. A cidade tem uma excelente estrutura e possui as condições ideais para receber as grandes seleções”, enfatizou o presidente da Soccerex, Duncan Revie.

Para o governador Simão Jatene, o fato de Belém estar recebendo esse evento não é isolado mas, sim, parte da estratégia de desenvolvimento do Governo do Estado que busca transformar o Pará em um palco de grandes acontecimentos esportivos. “Na hora em que o Pará se dispõe a ser sub-sede, a abrigar uma seleção, isso tem um significado e traz uma responsabilidade muito grande. A repercussão que a presença dessas seleções em Belém terá vai servir para reafirmar o grande passo que a cidade vem dando no sentido de se consolidar como sede de grandes eventos”. O governador relembrou ainda que no período de um ano e meio, a capital do Pará já mostrou sua vocação ao receber competições de nível internacional como o Superclássico das Américas (Brasil x Argentina), o Campeonato de Desportos Aquáticos e duas edições do Grande Prêmio Brasil de Atletismo. “Além de oferecer uma estrutura adequada para receber esses atletas, durante esses eventos o Pará mostrou que tem um grande diferencial, que é o público paraense, apaixonado por esporte”, enfatizou.

Debates – Após a cerimônia de abertura, representantes de federações internacionais discutiram experiências vividas em Centros de Treinamento de Seleções (CTS) onde estiveram anteriormente e também os principais objetivos e requisitos para os futuros CTS da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O presidente da Federação de Futebol da Zâmbia, George Kasengele, afirmou que ficou surpreso e impressionado com o que encontrou em Belém. “Verificamos alguns hotéis, centros de treinamento e gostamos muito de tudo o que vimos. Mas o que me chamou a atenção, em particular, foi o povo paraense, que mostrou ser muito caloroso e receptivo. Percebi que as pessoas aqui têm muitas semelhanças com o povo africano. Belém mostrou que tem um grande potencial e acho que poderemos voltar aqui em breve”, disse George, que visita pela primeira vez a América do Sul.

Um dos muitos temas postos em debate foi o impacto regional de grandes eventos esportivos e o que pode ficar de bom para as cidades que sediarão os CTS. Léo França, secretário adjunto da Seel; Paulo Davi Pereira, advogado especialista em esportes; Sérgio Bacury, secretário de Estado de Planejamento, e Álvaro Espírito Santo, secretário de Turismo em exercício, representaram o governo no debate, que teve como moderador Marcos Nicolas, diretor executivo da Ernst & Young e especialista em Centros de Treinamento para Seleções.

 Sérgio Bacury destacou que o Governo do Estado tem pleiteado recursos para a melhoria das praças esportivas em Belém e também em Santarém, também candidata a sediar um CTS. "Já estamos correndo atrás de verbas para ajustar esses espaços. O projeto é construir ginásios, estádios e pistas de atletismo que ficarão para usufruto dos esportistas paraenses, profissionais e amadores".

 Programação – A programação do Roadshow Soccerex continua nesta tarde com outros debates sobre os “Requisitos das Federações em relação aos centros de treinamentos de seleções”. Das 16h às 18h acontece uma sessão que reunirá dois grandes craques do futebol brasileiro – Belletti (campeão mundial em 2002) e Carlos Alberto Torres (capitão da Seleção Brasileira Campeã da Copa de 1970) - que detalharão suas experiências em passagens por diversos CTS e em outras copas do mundo. No sábado, 6, pela manhã, os representantes das delegações farão uma visita técnica ao Estádio Olímpico do Pará, Mangal das Garças e Estação das Docas.