Jamaicano Asafa Powell é atração no GP de Atletismo em Belém

Um dos mais importantes nomes da história dos 100 m, o jamaicano Asafa Powell tem participação confirmada no Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, marcado para o próximo dia 10 de agosto no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém.

Asafa Powell, de 31 anos, é o quarto melhor atleta no ranking de todos os tempos dos 100 m, com 9.72 segundos, marca conseguida em 2 de setembro de 2008, em Lausanne (Suíça), e que se constituiu em recorde mundial.

Ele ganhou duas vezes a medalha de bronze em Campeonatos Mundiais de Atletismo, uma em Osaka-2007 e outra em Berlim-2009. Também esteve entre os oito primeiros nas três últimas edições olímpicas, sendo o quinto colocado em Atenas-2004 e em Pequim-2008, e o oitavo em Londres-2012.

Em 2013, seu melhor desempenho foi 9.88 segundos, conseguido também em Lausanne, em 4 de julho. Durante onze temporadas seguidas, de 2004 a 2013, Powell sempre correu abaixo de 10 segundos.

Nos 200 m, seu recorde pessoal é 19.90 segundos, feita em Kingston, capital de seu país, em 25 de junho de 2006. Nos 60 m indoor, tem como melhor marca 6.50, de 18 de fevereiro de 2012, obtida no Meeting de Birmingham, na Grã-Bretanha.

Convites – Além Asafa, os convites aos atletas estão a todo vapor. "Estamos fazendo esforços para trazer bons atletas e realizar um torneio forte, dentro das tradições do GP Brasil Caixa Pará de Atletismo", frisa o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes.

O Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo é uma promoção da CBAt, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e patrocínio da Caixa Econômica. O evento será realizado no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), no segundo domingo de agosto, dia 10, das 8 horas ao meio dia.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir de segunda-feira, dia 4, em um posto de distribuição localizado em frente ao Mangueirão, com acesso pela rodovia Augusto Montenegro. (Com informações da assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo).

Dedé Mesquita - Assessoria de Imprensa da Seel