Informática é novidade nesta edição dos Jogos Indígenas

Em Marudá, região nordeste do Pará, onde ocorre os IV Jogos Tradicionais Indígenas, na mesma oca onde ocorre o Fórum Social Indígena, já está funcionando o Infocentro, uma inovação na realização dos Jogos Indígenas. Uma sala climatizada com 14 computadores com acesso à internet de alta velocidade está à disposição de indígenas e não indígenas que participam do evento.

O coordenador do Infocentro, Rony Guimarães, informou que o local estará em funcionamento sempre de manhã e à tarde. “Das 9h às 11h, o espaço estará disponível exclusivamente aos indígenas. Nesse horário estaremos oferecendo a eles minicursos com o tema ‘Informática Básica: conhecendo o computador e suas ferramentas’. Já à tarde, o acesso é livre a indígenas e não indígenas. Qualquer pessoa pode acessar internet aqui”, avisou Rony. Nos minicursos, os indígenas aprenderão a criar contas de e-mail, pesquisar na internet, usar ferramentas de edição de texto e imagem.

O Infocentro é uma realização da Seel em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), que está garantindo o acesso à internet não apenas nesse espaço como também nas salas de imprensa e de administração do evento.

Texto: Angela Gonzalez – Ascom Seel
Foto: Anderson Silva – Divulgação