Idosos encerram jogos com natação e escolhem o rei e a rainha

Depois de três dias de competições, que reuniram mais de 600 idosos, os Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade foram encerrados, nesta sexta-feira, 6, com provas de natação e corrida aquática, na sede campestre da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp).

A festa de encerramento contou também com a escolha do rei e da rainha dos jogos. Rogerina Carvalho e Milton Melo Leão, do núcleo Remo, foram os eleitos. “Houve participação massiva dos idosos. Os jogos tiveram o objetivo de socializar e alcançamos o esperado. A competitividade não existiu entre eles. Existiu muita alegria e lazer”, afirmou Kátia Rocha, coordenadora do programa.

Provas de revezamento, natação na prancha e pedalada aquática também foram disputadas. Um dos atletas do revezamento masculino, Walter Miranda, de 59 anos, ganhou 8 medalhas de ouro durante os jogos, sendo 4 em apenas um dia. O atleta representa a Asalp e está no Programa Vida Ativa há 3 anos. “Tive uma distensão muscular na última semana. Tomei remédios e fiquei bom a tempo de competir e ainda ganhei várias medalhas”, comemorou.

Para o secretário Vitor Miranda, os jogos foram um sucesso. “A interação deles era o nosso objetivo, além de levar as atividades como forma de vida saudável”, disse. Vitor anunciou que em 2014 o Programa Vida Ativa vai ser ampliado. “Queremos mais idosos com saúde. É nosso dever oferecer o esporte como uma alternativa de qualidade de vida para estes idosos”, comentou. 

A importância do programa para a terceira idade foi destacada pelos gestores da secretaria, que ressaltaram o fato de a Seel estar aberta a sugestões dos idosos para melhoria do programa, cujo número de atendimentos de idosos será ampliado no ano que vem.

Liandro Brito - Ascom/Seel