Idosos acendem a pira olímpica na abertura dos Jogos do Programa Vida Ativa na Terceira Idade

A pira olímpica da quinta edição dos Jogos de Integração, promovido pelo Programa Vida Ativa na Terceira Idade, foi acesa na manhã desta terça-feira (3), no ginásio do Instituto Federal do Pará (IFPA). A cerimônia de abertura contou com a participação de cerca de 300 idosos, dos seis núcleos que abrigam as atividades do “Vida Ativa”.

A competição, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), reunirá mais de 600 idosos, que competirão nas modalidades atletismo, natação, queimada, vôlei, xadrez e dama. O objetivo dos jogos é integrar os idosos dos seis núcleos do Programa Vida Ativa, proporcionando momentos de lazer e confraternização. Ao final das competições serão escolhidos o rei e a rainha dos jogos.

Cleia Vasconcelos, 56 anos, disse na abertura que vai participar de todas as provas, representando o Clube do Remo. “Vai ser melhor para a minha saúde. É o primeiro ano que participo”, contou. Para José Eduardo Pontes, presidente do Conselho da Pessoa Idosa, os jogos garantem qualidade de vida ao idoso. “As atividades físicas devem ser incorporadas na nossa vida diariamente. E a Seel, com a política nacional de promoção à saúde, está realizando esta atividade”, ressaltou.

A delegada Sandra Veiga, da Delegacia do Idoso, também participou do evento. “O ‘Vida Ativa’ é um projeto maravilhoso. O lazer e a recreação são super importantes para envelhecermos com saúde. Aqui eles formam amizades e uma família”, afirmou.

Tocha - A atleta Creuza Queirós, representante do polo do Grêmio Português, fez o juramento em nome de todos os atletas. José Ribamar, que competirá representando o Polo Mangueirão, esteve na corrida com a tocha olímpica. “É muito bom ver toda essa turma numa alegria imensa. Não somos crianças, como muitos falam. Somos adultos, e sabemos muito bem o que queremos”, disse José, que competirá na prova de natação. “Minha saúde melhorou muito desde que comecei a praticar as atividades”, garantiu.

As competições iniciam nesta quarta-feira (4), com as provas de atletismo, das 8h30 às 11h30, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Na quinta-feira (5), também no Mangueirão, acontecem os jogos de salão, como vôlei adaptado, xadrez, dama e queimada. No vôlei adaptado, em vez da bola tradicional, os jogadores utilizam uma bola grande e leve, feita de plástico, para evitar acidentes e contusões.

Na sexta-feira (06), último dia das competições, os idosos participam das provas de natação, que acontecem na Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa), e de atividades aquáticas, como pedalada com macarrão, caminhada aquática e pernada com prancha. “Fico alegre em ver o sorriso desses idosos se divertindo. Os jogos não são apenas competições. Queremos integrar todos os idosos em um momento de lazer, não esquecendo, é claro, das atividades físicas, que garantem mais saúde”, disse o titular da Seel, Vitor Miranda.

Liandro Brito - Ascom/Seel