Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo é lançado em Belém

 

 

 O Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014, que será disputado no dia 10 de agosto, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (24), em Belém, pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Na 30ª edição, o GP, que ocorre desde 1985, é a principal competição do atletismo latino-americano e integra mais uma vez o IAAF World Challenge, importante circuito de meetings da Federação Internacional de Atletismo. Belém faz parte do circuito de meetings da Cbat desde 2002, e até hoje detém recorde de público em competições da América do Sul, com 42.640 pessoas acompanhando a competição em 2004.

O vice-presidente da Cbat, Warlindo Carneiro da Silva Filho, destacou a importância do Pará para o atletismo brasileiro. "O Pará sempre apoiou as competições de atletismo e também já revelou grandes nomes para o nosso esporte, caso de Agberto Guimarães, finalista nos Jogos Olímpicos de 1980 e no Campeonato Mundial de 1983, e Suzete Montalvão, que participou dos Jogos Olímpicos de 1988, entre tantos outros", afirmou.

A titular da Seel, Renilce Lobo Nicodemos, falou sobre o envolvimento da cidade com os eventos esportivos. "Somos um povo que gosta muito de esporte, que recebe os atletas com muito carinho. A Cbat tem nos apoiado e dado todo o suporte para mais um vez fazemos um grande GP", disse. O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Israel Baltazar Sardinha, afirmou que apoiar o esporte sempre foi importante para a Caixa. “Ficamos realizados de Belém mais uma vez receber o GP ", frisou.

Expectativa - Representando os atletas, participou do lançamento o atleta gaúcho Anderson Henriques, finalista nos 400 metros e no revezamento de 4 x 400 metros no Campeonato Mundial de Moscou 2013, e nos 4 x 400 metros no Mundial de Revezamentos em Nassau 2014. "Será a minha primeira competição em Belém. Estou animado para ver o estádio lotado. Todos os meus amigos que competiram aqui elogiam a torcida. Quero aproveitar uma competição deste nível e fazer um bom resultado", afirmou.

Antes do GP, no dia 8 de agosto será disputada a prova do Campeonato Sul-Americano de Milha de Rua, este ano pela primeira vez no Portal da Amazônia. A programação começa às 20 horas, com cinco provas, incluindo uma para funcionários da Caixa Econômica, três voltadas apenas a atletas paraenses nas categorias feminino, juvenil masculino e masculino, culminando com a Milha Sul-Americana para atletas profissionais.

A Seel também garantiu uma cota dos ingressos para serem distribuídos a alunos da rede pública de ensino na Região Metropolitana de Belém. O programa do GP será aberto às 8h30, com a cerimônia oficial de abertura. A primeira das 16 provas que serão disputadas será o lançamento do dardo feminino, às 8h45.

A entrada no Mangueirão é gratuita, mas será necessário retirar os ingressos a partir do dia 4 de agosto em um posto montado em frente ao estádio, com acesso pela rodovia Augusto Montenegro. No dia da competição também será possível garantir a entrada; basta retirar os ingressos na bilheteria do estádio.

A organização do Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014 lembra a todos os presentes que o credenciamento de imprensa termina no próximo dia 1º de agosto e pode ser solicitado pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_brasil/2014/imprensa.asp. Em seguida, o veículo de comunicação deve preencher o formulário e enviá-lo. O preenchimento de todos os campos é obrigatório, do contrário a solicitação não será analisada. Também não serão aceitos pedidos fora do prazo.

(Com informações da assessoria de imprensa da Cbat)

Dedé Mesquita
Assessoria de imprensa SEEL 

Foto: Ray Nonato