GP Brasil Caixa Pará de Atletismo já tem confirmados 70 atletas do ranking mundial

Os dias no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) estão mais agitados do que nunca. Todos os preparativos para o Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014 estão sendo ultimados e os trabalhos no estádio estão bastante adiantados. O certame será disputado no próximo dia 10 de agosto, segundo domingo do mês, no Mangueirão, das 8 horas ao meio dia.

A pista de atletismo já foi totalmente lavada e agora recebe os reparos em seu piso. Na manhã desta quinta-feira, 31, o coordenador do Departamento Técnico da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Luiz Haroldo Silva, a vice-presidente a Federação Paraense de Atletismo (FPAt), Sandra Malcher, e assessores da secretaria estiveram no Mangueirão para ver o andamentos das obras de reparo.

Para Luiz Haroldo, o trabalho de recuperação da pista está sendo feito com uma folga de tempo no cronograma da obra. “Começamos a recuperação da pista com mais antecedência, assim que o gramado terminou de ser plantando. Agora, enquanto os últimos retoques da grama estão sendo dados, paralelamente, começamos a recuperar a pista. Nossa expectativa é que tudo fique pronto bem antes da disputa do GP”, informou o coordenador.

Confirmações - Na primeira lista de atletas inscritos para o Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, nada menos que 70 atletas estão no Ranking Mundial combinado 2013/2014, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Assim, estão qualificados para a disputa do meeting, o único da América do Sul a integrar a IAAF World Challenge.

Destes 70 nomes, vários estão entre os Top 10 em suas respectivas provas, caso da norte-americana Johana Atkins, quarta melhor do mundo nos 200 m e oitava nos 100 m. Outro velocista entre os Top 10 é Antoine Adams, de São Cristóvão e Nevis, sétimo nos 200 m e 14º nos 200 m.

Dos Estados Unidos vem, ainda, Tyron Stewart, quinto no salto em distância, mesma prova do brasileiro Mauro Vinicius Duda da Silva, sexto do Ranking Mundial. Cleópatra Borel, de Trinidad y Tobago, é a sétima no arremesso do peso. Ainda nesta lista estão dois quenianos, ambos nos 3 mil metros: John Kipkoech, quinto colocado, e Cornelius Kagogo, sétimo.

Outros nomes de peso já foram confirmados pela Confederação Brasileira de Atletismo: o ex-recordista mundial dos 100 m, Asafa Powell, da Jamaica, e o velocista brasileiro Anderson Henriques, nos 400 m.

O Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014 é uma organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio do Governo do Estado, por meio da Seel, e patrocínio master da Caixa Econômica.

Serviço:

Os ingressos para o GP Brasil de Atletismo são gratuitos e podem ser retirados, a partir desta segunda-feira, dia 4 de agosto, em um posto localizado em frente ao Mangueirão (acesso pela rodovia Augusto Montenegro).

Dedé Mesquita - Assessora de imprensa da Seel