Governo e deputados buscam atrair delegações olímpicas e turistas ao Estado

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, um grupo formado por representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa (Alepa) esteve na manhã desta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro para articular a vinda ao Pará de delegações olímpicas para treinamentos e cursos na área educacional e turistas que estejam no país para acompanhar os eventos.

No total, serão 42 modalidades, que vão reunir, entre 5 e 21 de agosto de 2016, mais de 10,5 mil atletas de 205 países no Rio de Janeiro. Em reunião na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o presidente do comitê, Carlos Nuzman, foi encaminhada a proposta do Estado de receber delegações de atletas olímpicos para treinamentos antes dos Jogos.



Segundo a titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, o Pará dispõe de centros de treinamento que podem receber as equipes, além de oferecer clima para adaptação de atletas de outros países. "Diversas modalidades podem vir treinar no Estado, e temos toda a infraestrutura necessária. Hoje discutimos essa possibilidade e encontramos caminhos para divulgar o Pará. Foi um encontro extremamente proveitoso", disse ela sobre a audiência com o presidente do COB, que também teve a presença do diretor executivo de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, e da gerente geral de Educação do Comitê Rio 2016, Mariana Andrade.

Preparação – Além da atração de delegações olímpicas, o grupo tratou ainda da articulação de cursos e treinamentos voltados para professores de educação física e alunos da rede estadual de ensino. Esse tipo de ação pode ser viabilizado em parceria entre o COB e o governo do Estado.

"Debatemos alguns benefícios que podem repercutir positivamente no Estado antes, durante e depois dos Jogos no Rio de Janeiro. Esse movimento suprapartidário demonstra o quanto essa ação tem o objetivo de valorizar e divulgar o Pará", destacou o deputado estadual Celso Sabino (PSDB). Pela Alepa, também estiveram presentes na reunião os deputados Dirceu Ten Caten (PT), Luiz Sefer (PP), Olival Marques (PSC) e Chamon (PMDB).

Também presente na reunião, o secretário adjunto de Turismo do Pará, Joy Colares, destacou que o Pará vai intensificar a divulgação do Estado para atrair os turistas estrangeiros que estarão no país durante os jogos. Segundo estimativas dos organizadores, são esperados mais de meio milhão de turistas no país. Em 2016, será a primeira vez que um país da América do Sul será sede dos Jogos Olímpicos.

"Muita gente virá conhecer o Brasil no próximo ano, e vamos buscar atrair esse turista para nossa região, a Amazônia, que também desperta a atenção mundial", disse Colares. O grupo de representantes do governo do Estado e dos deputados fará outras reuniões em Belém para definir os próximos passos da estratégia de divulgação do Pará como destino de turistas e atletas no próximo ano.


Texto: Agência Pará de Notícias