Força das águas do Rio Capim surpreende surfistas no último dia do Surf na Pororoca

Foto: Eliseu Dias / Agência Pará

O último dia do Surf da Pororoca atraiu cerca de 50 surfistas para São Domingos do Capim, no nordeste paraense, que vieram com o objetivo de surfar nas ondas que só aparecem neste período do ano. Vários surfistas se surpreenderam com a força das águas do Rio Capim e puderam aproveitar cerca de doze minutos para surfar.

O fenômeno que é decorrente da influência da fase lunar, e gera o encontro das águas salgada e doce, formaram ondas maiores que o normal. O público se revezou entre a orla da cidade, a Ilha do Tóio e o Mirante do Barriga, que são considerados os melhores pontos para se observar a onda, além de ver de perto a ação dos surfistas.

Para surfar na Pororoca é necessário usar uma prancha maior do que as que são utilizadas nas praias, mas teve quem arriscasse apreciar o fenômeno no caiaque. Foi o caso de Jéssica do Carmo, e segundo ela, a adrenalina é diferente. “Vejo vários surfistas usando as pranchas, mas prefiro encarar a Pororoca no meu caiaque, pois é incrível a sensação de liberdade”, revela.

Uma equipe feminina também se destacou nas águas do Rio Capim. A integrante do grupo, Samyla Nobrega, de apenas 13 anos, é natural do município de Salinópolis, e explica que o segredo de boas manobras é o amor pelo surf. “Gosto muito de surfar, tanto que vim aproveitar o Surf na Pororoca, e pretendo vir nas outras edições”, afirmou.

Já Rogério Barros, que participa do Surf na Pororoca há 14 anos e prefere a prancha, disse que “a cada ano que passa, a pororoca melhora. Hoje, deu pra fazer várias manobras radicais e aproveitar bastante”. Ele disse, ainda, que vai ficar no município para aproveitar o festival. “Vão ter muitas atrações legais, então, quero curtir bastante”, complementa.

Programação Cultural – Além do surf, outras atividades esportivas serão desenvolvidas na região. De acordo com assessoria de comunicação da prefeitura do município, este ano, estima-se recepcionar um público em mais de 20 mil pessoas. No dia 3, será realizado o torneio de futebol de areia masculino e feminino e o campeonato de canoagem. Já o festival, contará com uma vasta programação que acontecerá no período de 4 a 6 de abril. O momento de descontração fica por conta das bandas Saia Rodada, Caretas de Som, além de Concurso Garota Pororoca e várias atrações regionais.

Luana Valente - Ascom / Seel

Data: 03/04/2014