Etapa final do VIII Jogos Abertos do Pará começa nesta terça em Castanhal

A etapa final dos VIII Jogos Abertos do Pará, evento do Governo do Estado realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ocorrerá entre os dias 16 e 21 de setembro. O local escolhido para receber as competições é a cidade de Castanhal, na região nordeste do Pará, onde estarão reunidos cerca de 800 atletas de 22 municípios paraenses. A abertura oficial será nesta quarta-feira, 17, às 20 horas, no ginásio Loyola Passarinho, bairro Estrela, com entrada gratuita.

Nesta terça-feira, 16, começa o congresso técnico, que definirá as regras de competição para esta fase, quando haverá o sorteio das chaves de cada modalidade.

Serão disputadas quatro modalidades esportivas nas categorias feminino e masculino: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os ginásios Loyola Passarinho, José Maria Mamede e do Serviço Social do Comércio (Sesc), além da quadra Personal Sport, receberão as disputas. Somente participarão desta etapa os municípios campeões em cada modalidade nas fases regionais que ocorreram em Bragança, Paragominas, Santarém, Castanhal, Ponta de Pedras, Barcarena e Parauapebas.

Os municípios que participam da fase final são Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Breu Branco, Cametá, Castanhal, Mãe do Rio, Moju, Monte Alegre, Óbidos, Ponta de Pedras, Paragominas, Parauapebas, Rondon do Pará, Santarém, Soure, Tucuruí, Ulianópolis, Vigia e Viseu.

As delegações dos 22 municípios ficarão hospedadas no Cenóbio da Transfiguração, ao lado da Catedral de Castanhal, distante 1,5 km da rodovia BR-316. O local acomoda facilmente 700 pessoas, em seus quartos e salas. Além disso, tem diversos espaços para reuniões e eventos. Ao todo, 20 árbitros acompanharão as partidas, sendo seis de futsal, quatro de voleibol, cinco de basquete e cinco de handebol.

O coordenador do Departamento Técnico da Seel (Detel) e também coordenador geral dos jogos, Luiz Haroldo Silva (foto acima), destaca o empenho da equipe para que os jogos voltassem a ocorrer. “O maior evento de esporte amador do estado do Pará estava adormecido, quase esquecido. Com a confiança da secretária Renilce Nicodemos conseguimos resgatá-lo e torná-lo grande”, finaliza Luiz Haroldo.

Balanço – Desde que foram iniciadas as etapas regionais dos VIII Jogos Abertos do Pará, em abril deste ano, cerca de 3.400 atletas já participaram das disputas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Ao todo, 58 municípios do Estado foram representados nas fases regionais.

A etapa em Bragança, realizada no período de 23 a 27 de abril, mobilizou 268 atletas dos municípios de Augusto Correa, Bragança, Salinas, Santa Luzia do Pará, Tracuateua e Viseu. No mesmo período, também foi disputada a etapa em Paragominas, com 336 atletas dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Ipixuna, Mãe do Rio, Paragominas e Ulianópolis.

Da fase da região oeste do Pará, com sede em Santarém, participaram 569 atletas de Alenquer, Curuá, Itaituba, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém, no período de 30 de abril a 4 de maio. Já a fase com sede em Castanhal, de 7 a 11 de maio, reuniu 854 atletas dos municípios de Ananindeua, Benevides, Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé Açu, Inhangapi, Maracanã, Marituba, Santa Izabel, Santa Maria, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia.

A quarta etapa foi em Ponta de Pedras, no Marajó, de 14 a 18 de maio, com 199 atletas dos municípios Bagre, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Soure. A fase de Barcarena foi entre 21 e 25 de maio, com 682 atletas de dez municípios: Abaetetuba, Acará, Barcarena, Bujaru, Cametá, Concórdia do Pará, Igarapé-miri, Moju, Tailândia e Tomé Açu.

A última fase regional teve sede em Parauapebas, no período de 16 a 20 de julho, com 436 atletas dos municípios de Eldorado dos Carajás, Marabá, Novo Repartimento, Parauapebas, Pau D’ Arco, Rondon do Pará, Santana do Araguaia e Tucuruí.

Serviço:

Etapa final estadual dos VIII Jogos Abertos do Pará, de 16 a 21 de setembro, nos ginásios Loyola Passarinho, José Maria Mamede e do Serviço Social do Comércio (Sesc) e quadra Personal Sport, em Castanhal, região nordeste do Pará. Entrada gratuita.

Dedé Mesquita - Ascom/ Seel