Estádio Olímpíco completa 37 anos e se prepara para grandes eventos

 

No dia 4 de março deste ano, o Estádio Olímpico do Pará, popularmente conhecido como Mangueirão, completou seu 37º ano. E para reforçar a data, a titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, a equipe da TV Cultura, o arquiteto Alcyr Meira e o ex-jogador de futebol Raimundo Mesquita, hoje agrônomo responsável pela manutenção do gramado do estádio, para uma entrevista especial que será produzida em alusão à data.

Para Alcyr Meira, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico do Mangueirão, o estádio - que ele, carinhosamente, chama de “filho” - já faz parte da história esportiva paraense. “É importante fazer o resgate da história dessa obra que tanto representa para o estado do Pará”, lembrou.

Um dos protagonistas dessa história é o ex-jogador Mesquita. Saiu dos pés dele o primeiro gol feito no Estádio, que deixaria seu nome marcado na trajetória do próprio Mangueirão e do futebol paraense. “Agradeço a Deus por poder fazer parte dessa história”, declarou o ex-jogador (foto abaixo).

Durante a conversa, Renilce a falou sobre as melhorias que o estádio vem recebendo. “O gramado já foi trocado, a pintura está sendo revitalizada, a parte elétrica está em andamento, as catracas (com o padrão FIFA) já chegaram e serão instaladas nas novas entradas do Mangueirão. Tudo está em andamento, conforme o cronograma”, afirmou a secretária.

A entrevista também destacou a importância do estádio para o esporte e para o Pará, já que o Mangueirão sediou grandes eventos ao longo desses 37 anos, sendo palco de grandes jogos e conquistas para o futebol paraense.

Atualmente, o "Olímpico do Pará" está sediando as partidas do Campeonato Paraense de Futebol 2015 e jogos da Copa Verde. Também está em andamento a Copa do Brasil, com a participação dos times do Paysandu e Clube do Remo, de Belém, e Independente, de Tucuruí. O Paysandu joga nesta quarta-feira, 18, contra o Águia Negra (MS), e o Clube do Remo faz sua estreia no dia 2 de abril contra o Atlético Paranaense (PR). No segundo semestre, o estádio receberá também os jogos do Paysandu pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

 

Texto: Patrícia Medeiros e Dedé Mesquita - Ascom/Seel