Estácio-FAP é parceira da Seel nos IV Jogos Tradicionais Indígenas

 

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) continua fechando parcerias para os IV Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, que ocorrem no período de 4 a 10 de setembro deste ano, na praia de Marudá e outros distritos do município de Marapanim, no nordeste do Estado. A faculdade Estácio-FAP é mais um desses parceiros.

A professora Viviane Menna e equipe estiveram no lançamento do evento no distrito de Marudá. Ela conversou com os irmãos Marcos e Carlos Terena, líderes indígenas do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, parceiro da Seel no evento, e trouxe para Belém as informações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho dos alunos junto à comunidade indígena.

A conexão intertribal e global será muito importante para os futuros comunicadores por se tratar de um dos eventos mais emblemáticos da cultura, e alunos da Estácio-FAP de diversas áreas vão participar do evento como voluntários. “Houve uma grande procura dos alunos”, relatou a professora Viviane Menna. “Infelizmente, só podermos levar um grupo de dez estudantes, divididos entre as turmas de jornalismo, publicidade e direito”, relatou.

A seleção dos alunos ocorrerá após duas reuniões que ocorrerão na faculdade. Dessa seleção serão retirados sete alunos que serão atachées – que podem ser alunos de qualquer período – e três de jornalismo, do último período. Os atachées são as pessoas que acompanharão os indígenas nas suas mais diversas atividades, servindo com elo entre eles e a equipe de produção dos jogos. Cada aluno vai produzir o diário de viagem, a partir de suas vivências. Com base nos sete dias do evento, eles vão montar um material cartográfico que servirá de material de estudo.

Em parceria com o projeto Cartografias Amazônicas, os alunos terão a hospedagem solidária em Marudá, fazendo com que, por meio dessa parceria e troca de experiência e com o olhar diferenciado, surja um resultado final, fruto do trabalho em equipe, que resultará em um material de audiovisual.

Os professores responsáveis pelos alunos são Viviane Menna, Laércio Esteves e Denise Adirão. A professora Viviane ressalta que os IV Jogos Indígenas são uma oportunidade gratificante. “Ao sermos lembrados pela secretaria, nesse momento, encontramos o verdadeiro significado da relação entre universidade e pesquisa”, avaliou Menna.

Dedé Mesquita - Ascom/Seel

Foto: Laércio Esteves - Estácio/FAP