Equipe paraense garante acesso em torneio de basquete em cadeira de rodas

  

A equipe paulista foi a grande vencedora do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, categoria divisão de acesso, encerrado neste domingo, 2, em Belém. A final foi disputada entre ADR/CAD/SMEL, de São Paulo, e a AAPD da Paraíba, no ginásio da academia Companhia Atlética. Onze clubes brasileiros participaram da competição, que iniciou no dia 28 de novembro. O Pará, representado pela Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA), ficou em quinto lugar e garantiu acesso à 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2013. Veja as fotos, clique aqui!

A partida final começou truncada, com uma marcação forte e poucas cestas. No final do terceiro quarto, a equipe paulista conseguiu abrir uma boa vantagem sobre o time paraibano, vencendo o período com diferença de 10 pontos, 49 a 39. No último quarto, os paulistas de São José do Rio Preto administraram a vantagem e venceram com o placar de 75 a 54, sagrando-se campeões.

O cestinha da partida foi o jogador Edilson Béssimo, da ADR/CAD/SMEL de São Paulo, que marcou 40 pontos. No jogo anterior, o Irefes/Crefes, do Espírito Santo, venceu o ABDF/Sesi de Pernambuco por 62 a 22 e ficou com o terceiro lugar. Ao todo, seis equipes conseguiram acesso à 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2013.

O atleta paraense Maycon Douglas, 21 anos, revelou a emoção de representar o Estado e previu melhorias para o basquete paralímpico do Pará. “Campeonato Brasileiro é emoção do início ao fim. Representamos o Pará e alcançamos o nosso objetivo, que era subir de divisão. agora é trabalhar forte para melhorar o nível do basquete paralímpico no Estado”, reforçou.

A presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, esteve presente na grande final e falou da importância da realização do Campeonato Brasileiro no Estado do Pará. “Conseguimos planejar e executar tudo da melhor forma possível. O esporte paralímpico no Pará é forte em todas as modalidades e no basquete não é diferente. Isso vem coroar o trabalho feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel)”, comentou.

O Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas foi realizado pela CBBC em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério dos Esportes e Governo do Estado do Pará, por meio através da Seel.

Confira as equipes classificadas para o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão em 2013:

Campeão: ADR/CAD/SMEL-SP
Vice-campeão: AAPD-PB
3º lugar: IREFES/CREFES-ES
4º lugar: ABDF/SESI-PE
5º lugar: ADFPA-PA
6º lugar: Águias de Concórdia-SC

Ascom Seel