Equipe de vôlei sentado agradece apoio do governo

O esporte paralimpico brasileiro vem crescendo no País e no Estado do Pará isso não é diferente. No mês de setembro, Belém sediou o Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado da Série C, que contou com seis equipes e foi realizado no Ginásio do Sesc (doca) e no Sesi (Almirante Barroso), além de ter a presença do Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD), Amaury Ribeiro, medalhista Olímpico em Los Angeles e Barcelona. A competição teve o patrocínio da Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel).

Nesta sexta-feira (11), atletas da seleção paraense de vôlei sentado, campeões do Campeonato Brasileiro da Série C, estiveram na sede da Seel para agradecer o apoio durante a competição e foram recebidos pelo Secretário Marcos Eiró, que parabenizou os atletas.

Iranildo Moura, atleta campeão pela Associação de Deficientes Físicos do Pará (ADFPA) e que pratica o vôlei sentado desde 2008, agradeceu o apoio do governo e disse estar orgulhoso de vencer a competição aqui no Estado. ‘’Pratico o esporte há quatro anos e, sem a ajuda da Seel no campeonato, nada teria acontecido. A emoção de vencer na tua terra é demais. O apoio dos familiares e da torcida nas arquibancadas foram fundamentais para a conquista’’, conclui.

A ADFPA conquistou o título vencendo a Equipe Peruíbe/SP, por três sets a um. Com o resultado, ganhou a vaga na segunda divisão do campeonato em 2013. A equipe da Escola Superior de Educação Física (Adesef)ficou em terceiro lugar na competição.

Renato Oliveira, coordenador do projeto “Ídolos Sentados” e técnico da equipe paraense, também esteve na Seel acompanhando os atletas e falou dos projetos de 2013 para o vôlei sentado. “O ano de 2013 é a hora de consolidar o vôlei sentado no Pará. Foi disputado o campeonato da terceira divisão aqui em Belém e já estamos planejando o campeonato da segunda divisão também aqui na capital”.

Renato também ressaltou a importância do esporte na vida de portadores de necessidades especiais. “O esporte é o caminho. O vôlei sentado possui três equipes, com 10 jogadores cada time. Sem contar os atletas que praticam o esporte, mas não em nível de competição”.

Os próximos compromissos das equipes Paraenses de vôlei sentado será as Paralimpiadas escolares, que acontecerá do dia 15 a 20 de outubro, em São Paulo. A Seleção Paraense vai em busca do Tri-Campeonato da Competição. Já em novembro, a equipe da Associação Atlética dos Deficientes Físicos do Estado do Pará(AADFEPA) será a representante do Pará na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, que será jogado em Recife, Pernambuco.

Ascom Seel