Destaque do “high-diving” visita Seel

 

Na última sexta-feira, dia 5 de setembro, Juscelino Lima (na foto, ao centro), atleta do high-diving, esporte que consiste em saltar a uma altura de 27 metros de altura, visitou a sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A secretaria tem grande importância nas conquistas obtidas por Juscelino, oferecendo as passagens, hospedagem e alimentação ao esportista durante as competições.

Roberto Ruffeil é professor no programa Pro Paz, promovido pelo Governo do Estado, e também treinador de Juscelino. Este ano, o atleta ficou em primeiro lugar no Circuito Mundial, competição realizada nas Filipinas, na América Central. Em 2010, no Mundial realizado na Itália, o saltador ficou em terceiro lugar. Outro resultado importante foi a décima sexta colocação na copa do mundo, na Rússia.

Atualmente, Juscelino é nono colocado no ranking mundial do esporte. Ele venceu o Circuito Radical, evento ocorrido no Brasil no ano passado. Este ano, com o apoio da Seel, ele participará da mesma competição em Minas Gerais, em novembro deste ano. Belém é o único local no Brasil que possui atletas participando de eventos internacionais dessa modalidade.

Juscelino começou nos saltos ornamentais, modalidade na qual a altura da plataforma é de 10 metros. Em 2009, ele começou a praticar o high-diving. Segundo o atleta, a motivação para a mudança é o desafio que o esporte impõe: “Busco adrenalina sempre. Isso me fez optar pelo high-diving”, relata.

Já está em pauta a implementação da plataforma de 27 metros nos locais de treino disponíveis em Belém, o que potencializará o treinamento dos atletas. A altura atual é a mesma utilizada nas competições oficiais, 10 metros.

Texto: Fábio Natel