Com apoio do governo, 15º Festival da Pororoca terá surf noturno

   
   

Representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), da Fundação Curro Velho, do Instituto de Artes do Pará (IAP), da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) se reuniram na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Seel, com o comitê São Domingos do Capim (composto por membros da prefeitura local) e a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) para definir detalhes sobre o 15º Festival e Surf da Pororoca, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de abril.

A grande novidade neste ano será a prática do chamado surf noturno, com pranchas iluminadas com LED. “Essas pranchas são fabricadas na Espanha e, certamente, vão compor um belo espetáculo para quem prestigiar o evento”, informou o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho.

Segundo Sobrinho, durante a reunião ficou definido que, neste ano, o Festival da Pororoca em São Domingos do Capim, na região nordeste do Estado, que acontecia em março, será realizado em abril em função de fatores climáticos. O “Encontro Internacional de Surf na Pororoca” deverá reunir mais de 100 atletas de todo o planeta, e terá espaço para os não profissionais, na modalidade chamada free surf. “Todo mundo pode participar e está convidado a conhecer a onda mais longa do planeta”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Abraspo, equipes de televisão da China e do Japão já confirmaram presença no evento, durante o qual também será lançado um livro sobre a história do surf na pororoca, escrito pelo jornalista Paulo Sílber. Noélio disse que o governo do Estado oferecerá toda a segurança necessária aos participantes, mobilizando até o helicóptero, que sobrevoará o local durante as provas.

Oficinas - A Secom, por meio da Diretoria de Comunicação Comunitária, oferecerá no município, no período de 22 a 26 de abril, as oficinas do Projeto Biizu. Já estão programadas atividades nas áreas de rádio, fotografia e audiovisual, a serem realizadas na Escola Maroja Neto e na Biblioteca Municipal da cidade. “O apoio do governo do Estado tem sido fundamental para nós, que pretendemos atrair investimentos para o município a partir dessa riqueza que a natureza nos proporcionou”, observou o prefeito de São Domingos do Capim, Alberto Nakata.

Noélio Sobrinho informou ainda que, entre os dias 25 e 29 de março, acontecerá no município de Chaves, no Arquipélago do Marajó, o 3°Campeonato Brasileiro de Bodyboard, com a presença da octacampeã brasileira da modalidade, a capixaba Neymara Carvalho, e mais atletas de oito Estados.

Elck Oliveira - Secom