Com apenas nove anos, paraense é bicampeão de jiu jitsu

Com apenas nove anos, Ítalo Junior é bicampeão e jiu jitsu esportivo. Na última competição realizada na cidade de São Paulo, ele levantou a bandeira do Pará no pódio e ficou em 1º lugar na categoria “infantil B colorida leve” (até 38,5kg). Aos cinco anos ele começou a treinar motivado pelo pai, que já praticava o esporte. “Ele me incentivou a começar e não parei mais”, comentou Ítalo com a medalha no peito, na manhã desta terça-feira, 23, em visita à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Ele foi agradecer ao secretário Vitor Miranda o apoio que recebeu com a passagem aérea para competir em São Paulo. “Este foi o primeiro apoio que recebemos e agradecemos muito. Já estamos treinando para outras competições”, afirma o pai Ítalo Andrade. Eles pretendem chegar até o Campeonato Panamericano de Jiu Jitsu em outubro, em São Paulo, no Pan Kids realizado nos Estados Unidos e no Mundial em Abu Dabi, nos Emirados Árabes.

O atleta mirim também já foi campeão brasileiro no ano passado, em competição realizada em Manaus, capital do Amazonas. Por causa idade, ainda não pode fazer parte do programa Bolsa Talento, mantido pela Seel e que garante apoio financeiro mensal ao atleta para treinar e competir. Mesmo assim, Ítalo afirma que treina para um dia participar do programa. “Já tenho várias medalhas e vou continuar competindo”, disse o pequeno atleta, que representa o Pará em diversas competições.

“Fico muito feliz em ver nossas crianças paraenses se dedicando ao esporte e mostrando que são responsáveis e empenhadas nas competições. O Ítalo é um grande exemplo para todos os atletas mirins”, disse o secretário da Seel, Vitor Miranda. “Ele terá todo o apoio do governo do Estado para competir dentro e fora do país e levantar a nossa bandeira no pódio”, ressaltou.

Liandro Brito - Ascom/Seel