COL aposta em Santarém como Centro de Treinamento da Copa do Mundo

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo/FIFA destacou hoje (16) que o município de Santarém, localizado no oeste do Pará, tem grande potencial para entrar na lista de Centros de Treinamento de Seleções durante a Copa do Mundo de Futebol (CTS), em 2014. A reinscrição de Santarém ocorrerá no mês de setembro.

O assunto foi tratado nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, em reunião entre o Diretor de Times e Competições do COL, Frederico Nantes, o titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (Seel), Marcos Eiró, o Diretor do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Saulo Aflalo, e o Diretor Jurídico da Seel, Roberto Charone.

No dia 1º de agosto, Belém foi anunciada como uma das capitais brasileiras que será CTS. O Mangueirão, que servirá de base para as equipes durante a Copa do Mundo, foi muito elogiado pelo COL.

O desafio agora é colocar Santarém na lista nacional. Nantes destacou que a cidade tem grandes chances de ser incluída na próxima lista de CST. “É preciso fazer o dever de casa”, destacou.

Ele ressaltou, inclusive, que no book que ajudou Belém a entrar na lista de CTS destacou a fotografia de Alter do Chão, ponto turístico paraense conhecido internacionalmente.

Na reunião, o COL solicitou todo o projeto de reforma do Estádio Colosso do Tapajós, de Santarém, com cronogramas físicos e financeiros. O ginásio poliesportivo, cujo contrato de construção será assinado amanhã pelo governador Simão Jatene, em Santarém, será inscrito também para tornar-se Centro de Treinamento Olímpico Rio 2016.

Eiró salientou que não medirá esforços para tornar Santarém mais um Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo.

O titular da Seel reiterou que em outubro deste ano, Belém sediará o RoadShow Soccerex, um evento internacional que vai apresentar a capital para as Seleções; oito delegações já estão confirmadas. “A ideia é mostrar o potencial do nosso povo, das belezas naturais e arquitetônicas, e visitação ao Mangueirão, a fim de trazer uma seleção de peso para cá e levantar a autoestima dos paraenses”, finalizou Eiró.

Ascom Seel