Cinco atletas paraenses participam do 44º Brasileiro de Tênis de Mesa

O 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira, 29, vai contar com quatro atletas paraenses que viajaram com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para representar o Pará. São eles: Iann Marques Afonso, Sandra Maria Rodrigues Lopes, Lucas Castelo Branco Van Der Kleij, Glauciane Mendes e Victor Lourenço.

Ian joga pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e pratica tênis desde 2010. É atleta federado e já ganhou medalhas representando o Pará em Brasília, Maceió, Manaus, Natal, Maringá (Paraná), Fortaleza e Amapá. A atleta Sandra Lopes foi além e já foi campeã no Chile, Costa Rica e Colômbia. Apesar da pouca idade, apenas 14 anos, Lucas Van Der Kleij já participou de 64 competições entre 2009 e 2012.

Glauciane Mendes, 25 anos, é outra promessa de vitória para o tênis de mesa paraense neste campeonato brasileiro. Ela joga pela categoria “absoluto” representando a Assembléia Paraense. Glauciane também viajou para Bento Gonçalves com o apoio da Seel em passagem, hospedagem e alimentação. Ela foi vice-campeã brasileira e campeã paraense em 2012.

Atleta há nove anos, Glauciane fazia parte do antigo projeto “Papo Cabeça”, hoje chamado Pro Paz, que funciona dentro do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e apresentava diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes. “Foi quando conheci o tênis de mesa. Participei de um campeonato aberto em Barcarena e fui campeã. Desde então não parei mais”, conta.

“Não é apenas um. São cinco atletas que apoiamos com passagem e hospedagem para representar o nosso Estado e mostrar para o país que aqui no Pará temos grandes atletas”, disse o secretário da Seel, Vitor Miranda. “A felicidade maior é ver que nossos projetos dão frutos. A Glauciane é o grande exemplo”, completou.

Liandro Brito - Ascom/Seel