Campeonato internacional de tênis começa neste sábado em Belém

Neste sábado (29), a cidade de Belém retorna, após seis anos, ao calendário do circuito mundial de tênis com o Campeonato Internacional do Estado do Pará, torneio da série ATP Challenger Tour, que distribui pontuação de US$ 50 mil. O evento acontece nas quadras rápidas do Grêmio Literário e Recreativo Português, com entrada gratuita para o público e presença de seis Top 10 do Brasil: Thiago Alves, Rogério Dutra Silva, Ricardo Mello, Leonardo Kirche, Guilherme Clezar e Júlio Silva. O paulista João Sorgi, de 18 anos e que quando juvenil alcançou a 8ª posição do ranking mundial, garantiu vaga na chave principal por meio de convite.

Entre os destaques do Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará estão os holandeses Thiemo de Bakker, que já foi o 40º melhor do mundo, e Thomas Schoorel, ex-94º da ATP. A lista se completa com representantes de Portugal, Argentina, Austrália, Chile, Canadá, Itália, Portugal, Uruguai, Bélgica e Eslováquia, além dos brasileiros Ricardo Hocevar, André Ghem, Fabiano de Paula, Bruno Sant’Anna, Thiago Monteiro e Thales Turini.

A última vez que a cidade de Belém recebeu um torneio da série ATP Challenger Tour foi em 2006, com a presença, entre outros brasileiros, de Alves, Mello, Dutra Silva e Ghem na chave principal. Na ocasião, a participação brasileira terminou na semifinal diante de argentinos: Thiago perdeu para Carlos Berlocq e Ricardo foi superado por Guillermos Cañas, que mais tarde se tornaria campeão do evento.

O Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A organização é do Instituto Sports.

Todas as partidas do Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará poderão ser acompanhadas ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com), enquanto imagens dos principais confrontos serão transmitidas pelo site E-Tennis (www.e-tennis.tv).

Ascom Seel, com informações do Instituto Sports.