Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação traz a Belém quase 500 atletas

   

Cerca de 500 atletas, na faixa etária de 15 a 16 anos, representantes de 25 Estados, participam a partir desta quarta-feira (5) do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, no Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Avenida João Paulo II. A competição, que termina no próximo sábado (8), tem o patrocínio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“Eventos como este Campeonato Brasileiro de Natação são importantes para incentivar a prática desta modalidade, principalmente entre os jovens”, ressaltou o titular da Seel, Marcos Eiró. “Acreditando no esporte como ferramenta de transformação da sociedade, a Seel se sente na obrigação de patrocinar e apoiar este campeonato. Visamos promover e incentivar as mais diversas práticas esportivas, como o futebol, o atletismo e a natação”, afirmou.

A expectativa dos organizadores do campeonato é a melhor possível. “Nosso parque aquático é um dos melhores do Brasil, e por isso ganhamos o direito de sediar este evento”, informou Ellen de Castro, presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA). Com apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a competição terá todo o suporte para proporcionar atendimento de qualidade aos atletas e ao público, caso seja necessário.

As provas de natação são disputada por atletas de quase 85 clubes, pela manhã e à tarde. O Pará terá quatro equipes no torneio: Remo, Tuna, Adesef e Arco, que vão competir com grandes equipes da natação brasileira, como Minas Tênis Clube (MG), Flamengo (RJ), Corinthians e Pinheiros (SP).

Liandro Brito - Ascom/Seel