Campeonato Brasileiro de Capoeira terá mais de 50 representantes do Pará

Com apoio financeiro da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), 47 atletas e cinco membros da comissão técnica de capoeira do Pará seguem, nesta terça-feira, 13, para Salvador (BA), onde participam do XV Campeonato Brasileiro dessa modalidade - que mistura dança, luta e esporte -, entre os dias 15 e 17 de novembro. Desportistas com idades entre 12 e 70 anos vão lutar nas categorias conjunto, duplas, cantigas inéditas e individual, entre outras. Nesta última, as disputam variam de faixa etária, sexo e peso dos atletas.

Este ano os paraenses buscam o tricampeonato brasileiro. Eles foram campeões gerais da competição em 2007 e 2010, após obterem destaque na soma dos pontos de cada categoria. “A equipe de capoeira do Pará é muito forte e reconhecida em todo o Brasil”, disse Luiz Nunes, presidente da Federação Paraense de Capoeira.

Em junho deste ano, grupos de capoeiristas de vários municípios paraenses participaram das seletivas que aconteceram em Belém. Dois atletas de cada categoria foram selecionados para participar do Brasileiro e intensificaram, a partir de então, os treinamentos. Os atletas partem de Belém às 16 horas, rumo a Salvador. Os ônibus que transportarão a equipe ficarão estacionados em frente ao Colégio Augusto Meira, a partir das 14h.

Ascom Seel