Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas reúne 11 equipes em Belém

Iniciaram na manhã desta quarta-feira, 28, as competições do Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas, em Belém. O torneio reúne 11 equipes, de todas as regiões do Brasil. Os três primeiros colocados terão acesso à terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete de Cadeira de Rodas. Veja as fotos, clique aqui!

Os jogos seguem até domingo, 2, quando será conhecido o grande vencedor. Dos 11 clubes inscritos, dois são da região Norte (Pará e Roraima), três do Nordeste (Paraíba, Pernambuco e Sergipe), três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), dois da região Sul (Santa Catarina e Paraná) e um do Centro-Oeste (Distrito Federal). O Pará é representado pela Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA).

O campeonato é dividido em três chaves, com três equipes na chave A, quatro na chave B e quatro na chave C. Os jogos ocorrem no Ginásio do Grupo Ideal, no bairro de Batista Campos. Cerca de 150 pessoas estão envolvidas na realização do campeonato, entre atletas, equipes técnicas, classificadores, árbitros, dirigentes e profissionais de apoio.

A abertura do evento foi realizada na noite desta terça-feira, 27, no ginásio do Ideal, e contou com a presença do titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, da presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, e do organizador local do evento, Valdir Moura.

“Nossa expectativa é de seis dias de competições de alto nível”, disse Naíse Pedrosa. Marcos Eiró falou da satisfação de receber os atletas no Pará, que se tornou um centro de referência de grandes eventos esportivos nacionais. A abertura foi marcada pela apresentação das equipes e teve ainda música e coreografia em cadeira de rodas.

Conheça as equipes participantes do campeonato:

ADFPA - Associação dos Deficientes Físicos do Pará
Sociedade Vida Ativa - RO
AAPD /PB - Associação Atlética dos Portadores de Deficiência da Paraíba
ABDF/PE - Associação de Basquetebol para Deficientes Físicos de Pernambuco
CIEP/SE - Centro Integrado do Esporte Paratletas
ADR/SP - Associação Desportiva Riopretense
ADEFU/MG - Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba
IREFES/CREFES/ ES - Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo
Águias de Concórdia/SC - Associação de Portadores de Deficiência Física
ADFP - Associação dos Deficientes Físicos do Paraná