Belém recebe em agosto o Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo

 Na manhã desta quinta-feira, 3, foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) uma reunião para definir as providências com vistas à realização do Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014, que será realizado em Belém no segundo domingo de agosto, dia 10.

 Participaram da reunião assessores e coordenadores de departamento da Seel e os representantes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico; Lucimara Vicente Machado, coordenadora de competições; e Antônio de Figueiredo Feitosa, gerente de marketing.

O Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo 2014 será realizado no Estádio Olímpico do Pará (EOP), Mangueirão, no domingo, dia 10, no horário das 8 horas ao meio dia. Atletas nacionais e internacionais já estão sendo convidados e estão se programando para a competição.

Como parte da programação do Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, é disputada também a prova do Campeonato Sul Americano de Milha de Rua, que este ano será disputada pela primeira vez no Portal da Amazônia. A prova será na sexta-feira, dia 8 de agosto, das 18 às 22 horas.

O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo é uma competição anual de atletismo realizado no Brasil e parte do IAAF World Challenge, que é uma série de torneios realizados pelo mundo inteiro que qualifica para a Final Mundial de Atletismo.

Recordes - Belém recebe a competição desde 2002, e detém recordes de público, como nesse mesmo ano, quando a atleta Maurren Maggi ganhou o salto em distância com 6,90 m e o norte-americano Leonard Byrd estabeleceu um novo recorde do GP nos 400 m rasos, com 44.45 segundos. Nesse dia, mais de 41 mil pessoas compareceram ao Mangueirão e testemunharam essas quebras de recordes.

A importância da capital paraense no Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo é fundamental, disse Martinho Nobre dos Santos. “Belém sempre vai estar no circuito das competições de atletismo. Aqui o povo é caloroso e temos sempre uma boa resposta dele, que comparece ao estádio e apoia os atletas. Acreditamos que este ano não será diferente”, avaliou.

As provas que serão disputadas são salto em distância, salto com vara, salto em altura, salto triplo e as provas de corrida dos 100 m, 200 m, 1.500 m, 800 m, 1.500 m rasos, 1.500 m com barreiras, 400 m com barreiras e 3.000 m com obstáculos. As provas de lançamento de dardo e de martelo, mesmo com as obras de recuperação do gramado do Mangueirão em curso, estão mantidas.

Segundo dados da CBAT, a capital paraense foi sede por nove vezes do GP Brasil/Caixa de Atletismo. O público do GP Brasil em Belém sempre foi superior a 20 mil pessoas e por três vezes mais de 40 mil pessoas foram ao Mangueirão ver a competição.

Dedé Mesquita
Assessoria de imprensa da Seel

Foto: Adriana Pinto/ Ascom-Seel