Belém pode receber amistoso da Seleção Brasileira antes da Copa

Foto: Sidney Oliveira / Agência Pará

Belém poderá receber, no início do mês de junho – antes, portanto, dos primeiros jogos da Copa do Mundo 2014 –, um amistoso da Seleção Brasileira de futebol. O pedido para a realização da partida foi feito nesta terça-feira (21) pelo secretário especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, que veio à capital paraense para fazer uma visita de cortesia ao presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Antônio Carlos Nunes, e para conhecer o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

“Vamos pensar com muito carinho sobre essa possibilidade, mas, desde já, adianto que vejo com muito bons olhos esse amistoso”, garantiu José Maria Marin, sobre a solicitação do governo do Estado, entregue na forma de uma carta para o dirigente. O presidente da CBF desembarcou em Belém por volta das 13 horas, vindo de Cuiabá (MT). Depois de se encontrar com o secretário Alex Fiúza de Melo, em um hangar no aeroclube da cidade, ele foi para o Estádio Olímpico do Pará, onde foi recepcionado pela secretária adjunta de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos.

A secretária conduziu o dirigente até a área das cadeiras, de onde ele visualizou a parte interna do Mangueirão, composta pelo gramado de jogo, arquibancadas e pista de atletismo. Marin elogiou o estádio e relembrou a histórica partida entre Brasil e Argentina, dia 28 de setembro de 2011, quando mais de 45 mil pessoas lotaram o Mangueirão para assistir ao jogo de volta do chamado Superclássico das Américas, emocionando jogadores, comissão técnica e o país inteiro com uma interpretação uníssona do Hino Nacional brasileiro.

“O Pará está de parabéns por ter um estádio tão bonito, que eu conhecia apenas da televisão, mas, que, agora, tenho o prazer de ver pessoalmente. Sempre ficava muito empolgado quando assistia, pela TV, aos grandes eventos de futebol ocorridos aqui, que demonstram a pujança e o poderio do futebol paraense, um claro reflexo, a meu ver, da fantástica integração entre governo do Estado, municípios e Federação de Futebol”, ressaltou o presidente da CBF.

Em conversa com os jornalistas que acompanharam a visita, José Maria Marin ainda lamentou a ausência de Belém na lista das sedes da Copa do Mundo 2014 e se comprometeu a analisar a possibilidade de a cidade ser uma das sedes da Copa América, que ocorrerá no país em 2019, um compromisso assumido pelo ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. “Lamento, não apenas como presidente da CBF, mas como cidadão brasileiro, a ausência de Belém entre as sedes da Copa, por conta da força do futebol local e dos espetáculos memoráveis que esse estádio já nos ofereceu, além do apoio permanente que a torcida sempre deu à Seleção Brasileira”, destacou.

A secretária adjunta de Esporte e Lazer agradeceu ao presidente da CBF pela visita de cortesia e disse que está confiante na realização do amistoso na capital paraense, antes do início da Copa do Mundo. “Vamos ficar na torcida para que o nosso pedido seja atendido e possamos dar essa grande alegria ao povo paraense”, finalizou.

Secom/PA