Atletas representarão o Pará no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo

   

Os paraenses André Luis Costa Oliveira, 26 anos, Gleika Oliveira Pinheiro, 21, e Wladimir de Oliveira Pacheco, 25, bolsistas do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), participarão do XXXVI Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo, que será realizado em Recife (PE), de 23 e 25 de novembro.

André é um corredor de alta velocidade e disputará as provas de 100 e 200 metros. Em 2010, ele conquistou uma das principais vitórias de sua carreira, vencendo a 31ª edição do mesmo evento. Wladimir representará o Pará nas provas de 1500 metros, 3000 metros com obstáculos e revezamento 4x400 metros. Gleika disputará os 3000 metros com obstáculos. Em 2010, a atleta também conquistou um de seus maiores feitos como profissional, atingindo a 3ª colocação no Norte-Nordeste Juvenil, mesmo não estando entre as favoritas.

Ambos já estão se preparando para a competição e se dizem confiantes com relação a atingirem bons resultados. Gleika explica que, mesmo treinando há apenas um ano a modalidade que disputará em Recife, por ser uma atleta de longas distâncias, ela tem superado os próprios limites dentro dos treinamentos. André tem dedicado três horas diárias de treino intensivo, conciliando a vida acadêmica de educador físico com a de atleta de alto rendimento.

Seguir a vida de atleta é um grande desafio no Brasil, eles são a prova de que trabalho duro, perseverança e apoio permitem atingir patamares cada vez maiores. André, por exemplo, é corredor desde os 13 anos de idade e recebeu incentivo dentro da escola em que estudava, mas sentia as dificuldades de manter-se no esporte até ganhar apoio do Governo do Estado. “O Bolsa Talento veio em um momento em que eu pensei em parar”, revela.

Ascom Seel