Atletas paraenses são destaque em torneio de ginástica rítmica no AM

A delegação paraense ficou em segundo lugar geral no Torneio Regional de Ginástica Rítmica, ocorrido no último fim de semana, em Manaus (AM). O Pará foi representado na competição por doze atletas mirins, com idade entre 9 e 15 anos, que foram recebidas nesta quarta-feira (24) pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Vitor Miranda. Na ocasião, elas mostraram as medalhas conquistadas e pediram apoio para participar das próximas competições.

As meninas treinam no núcleo de esporte do Pro Paz, ligado à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que funciona no colégio Augusto Meira. “Temos atletas de qualidade e que trazem resultados significativos ao Pará”, disse o representante da Federação Paraense de Ginástica (Fepagin), Agenor Paes. A equipe ganhou no torneio o “troféu eficiência”, pelo maior número de atletas em uma delegação, além da medalha de ouro em “conjunto” e no aparelho “massa”.

As atletas paraenses já treinam para o Campeonato Brasileiro Infantil, que ocorre em agosto deste ano, em Aracaju (SE), e para o Pré-infantil, que será em Manaus, também em agosto. “Temos como obrigação apoiar e motivar o esporte para essas meninas. Alem de levar o nome do Pará para outros Estados, elas se formam como cidadãs que se dedicam ao esporte”, ressaltou Vitor Miranda.

Camile Santos, 11 anos, ganhou medalha de prata na “bola” e geral no torneio, além de ouro no “conjunto”. “Comecei a treinar aos 4 anos. Pedi isso aos meus pais, pois sempre quis. Hoje não quero mais parar”, afirmou a atleta. Érica Santos, 10 anos, carrega três medalhas de ouro no peito: venceu no aparelho “arco”, “mãos livres” e no geral com a equipe. Maiara Relvas, 13 anos, também da delegação paraense, ganhou três medalhas de ouro: no aparelho “massa”, fita e geral.

Liandro Brito - Ascom/Seel